A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Fazenda, segue investindo na qualificação dos servidores municipais e na modernização da gestão. Nesta sexta-feira (05/09), foi realizado o Treinamento de Processo Eletrônico de Liquidação a Fornecedores destinado aos fiscais de contratos que atuam diretamente com os processos de pagamentos nas Secretarias Municipais. O workshop foi ministrado pela empresa Modernização e contou com a presença de cerca de 100 funcionários públicos de diversas pastas, além de representantes do Instituto de Previdência de São Pedro da Aldeia (Previspa) e da Câmara Municipal. A ação dá início à implantação da nova ferramenta no município que visa digitalizar o processo.

Com o novo sistema eletrônico, os fornecedores têm a oportunidade de registrar seus pagamentos diretamente pelo E-CAC, do GOV.BR, que será integrado a todos os órgãos da Prefeitura. A iniciativa garante mais eficiência, agilidade e transparência na gestão pública, além de eliminar falhas manuais que possam atrasar a tramitação dos processos.

O secretário de Fazenda, Renaldo Martins, falou sobre a iniciativa. “É uma grande satisfação estar aqui hoje. Este é um dia muito importante para o nosso município, pois estamos dando mais um grande passo rumo à modernização da nossa gestão. Com este treinamento, fortalecemos não apenas a eficiência administrativa, sobretudo o compromisso com a transparência, a responsabilidade e a boa aplicação dos recursos públicos”, destacou.

O treinamento foi ministrado pelo gerente de projetos da empresa Modernização, Alexandre Gama de Menezes, que falou sobre a ferramenta digital. “Nosso objetivo foi apresentar um serviço digital novo para a cidade de São Pedro da Aldeia, que irá trazer agilidade e qualidade na informação que vai chegar para os servidores públicos poderem avaliar as questões administrativas”, apontou.
O contador-geral do município, Luiz Antônio da Silva, irá acompanhar o uso do sistema eletrônico. “Um dos diferenciais do novo sistema se concentra no início do uso de inteligência artificial para análise da documentação apresentada pelos fornecedores. A tecnologia contribui para uma verificação mais rápida e segura, reduzindo a burocracia e trazendo inovação inédita no Brasil dentro da gestão pública municipal”, comentou.

A controladora-geral do município, Danielle Prudente, acompanhou o treinamento e falou sobre o cuidado com a transparência na gestão. “Vamos ter um ponto de apoio para tirar quaisquer dúvidas ao longo da implantação da ferramenta e a gente precisa começar este trabalho devido a questão da transparência. Um dos requisitos da Controladoria-Geral da União na avaliação da transparência é que as notas fiscais dos fornecedores estejam disponíveis e a gente só vai conseguir atender se iniciarmos o processo de pagamento eletrônico. Então, agradeço e conto com a colaboração de todos”, disse.

Para a assessora de gestão fiscal da Secretaria de Fazenda, Edinéia Carvalho Lopes, a ferramenta eletrônica é uma inovação importante para o município. “O treinamento foi muito proveitoso e produtivo, pois contou com uma exposição bem objetiva de como se dará a abertura do processo eletrônico de pagamento. A nova ferramenta vai oferecer para os fornecedores a praticidade de entrar com sua solicitação de pagamento, por meio da nota fiscal, do seu próprio escritório”, apontou.
A adoção da nova ferramenta fortalece ainda mais o compromisso de São Pedro da Aldeia com a transparência pública, já reconhecida nacionalmente. Em 2024, o município alcançou o selo Nível Diamante no Radar Nacional da Transparência Pública, ficando em 1º lugar no estado do Rio de Janeiro. Concedido pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), São Pedro da Aldeia obteve 100% dos critérios essenciais dos 91 itens avaliados no Executivo Municipal, atingindo, também, o índice geral de 99,10% em transparência, o maior do estado do Rio de Janeiro.