Servidores da Secretaria de Governo participam de projeto voltado à saúde do trabalhador

Objetivo é oferecer atenção integral à saúde dos servidores municipais

A Coordenação de Vigilância em Saúde do Trabalhador retomou, nesta quarta-feira (18/01), o projeto de atendimento e orientações direcionado aos servidores da Prefeitura de São Pedro da Aldeia. O primeiro setor contemplado foi a Secretaria Municipal de Governo, onde aproximadamente 20 funcionários participaram da ação.

A iniciativa oferta aos servidores aferição da pressão arterial e glicose, avaliação nutricional, testagens rápidas de HIV, HepB e sífilis, além de avaliação odontológica e roda de conversa. “Entendemos que o trabalhador está no grupo de pessoas com mais dificuldades em procurar as unidades de saúde, por conta da carga horária e períodos de atendimento, por isso a estratégia é que as ações ocorram nos locais de trabalho”, explicou a nutricionista do programa, Camila Garcia.

O objetivo da ação é fortalecer a resposta do setor da saúde, em coordenação com os demais setores envolvidos, e oferecer atenção integral à saúde dos servidores municipais, melhorar os ambientes de trabalho, aumentar os esforços de promoção ao bem-estar e diminuir as desigualdades em saúde, mediante a execução de políticas, planos e normas atualizados. Para alcançá-lo, a Vigilância em Saúde do Trabalhador busca fortalecer suas capacidades técnicas e institucionais, além das ações de prevenção e controle das condições que provocam acidentes, doenças e óbitos no ambiente de trabalho.