Servidores públicos de São Pedro da Aldeia participam de treinamento do Georreferenciamento

Workshop contou com a participação das Secretarias de Obras, de Fazenda, de Saúde e de Segurança e Ordem Pública
Iniciativa da Prefeitura visa possibilitar tomadas de decisões baseadas em dados ainda mais precisos | Fotos: Divulgação

A informatização dos processos públicos segue avançando em São Pedro da Aldeia. Com o objetivo de levar ainda mais modernidade para as ações da gestão municipal, as Secretarias de Obras, de Fazenda, de Segurança e Ordem Pública, por meio da Fiscalização de Posturas, e de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, participaram de um treinamento para o uso de Georreferenciamento. O sistema é baseado em mapas, em que todos os dados que existem no município, a princípio na parte urbana, vão ser transformados em informações geográficas. Nesta quinta-feira (08/02), representantes das pastas reuniram-se para ajustar os detalhes para o início das atividades.

O workshop aconteceu na terça (06/02) e na quarta-feira (07/02), no auditório da Secretaria de Educação. O evento contou com a presença de 37 servidores, que estão recebendo orientações para utilizarem o sistema.

De acordo com o secretário de Fazenda do município, Renaldo Martins, o curso apresenta conceitos de georreferenciamento e sobre softwares utilizados no mapeamento para garantir o melhor uso das funcionalidades e suas aplicações no Sistema Municipal. “O sistema irá reunir, gerir, integrar e atualizar as informações sobre São Pedro da Aldeia, estabelecendo um canal de comunicação eficiente entre os órgãos municipais.Estamos acelerando o processo de integração com ferramentas tecnológicas para prestar um melhor serviço à população de São Pedro da Aldeia. Faz parte de um movimento de modernização das práticas no serviço público”, afirmou Renaldo.

O instrutor do treinamento, Vadenilson Patussi, é geólogo há 20 anos e destacou a importância da ferramenta para as gestões municipais. “Este é um sistema diferenciado, que gerencia os dados informados pelos servidores e gera relatórios de forma que os gestores públicos consigam tomar decisões ainda mais assertivas, baseadas em informações geográficas”, apontou.

Os servidores vão ser os responsáveis por abastecer o sistema de Georreferenciamento. Com a informatização dos processos, a Prefeitura avança também no cuidado com o meio ambiente, deixando de gerar papéis. Os dados são armazenados em nuvem, com segurança e facilidade de acesso.

O secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches, ressaltou o avanço em controle urbanístico e expansão ordenada do município. O assessor responsável pelo Alvará e Taxas no SETRIM, Wendell Tosta, apontou que o serviço de geoprocessamento também ajuda nas vistorias e conferências durante a fiscalização anual.

Definiram os ajustes para início das atividades com a ferramenta, o secretário de Fazenda, Renaldo Martins; o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches; o coordenador de Posturas, Cristiano Moura; o fiscal de tributos, Felipe Ribeiro, a chefe de setor DTI, Camilla Martins; a chefe de gabinete da Fazenda, Ana Lúcia; e o instrutor Vadenilson Patussi.