Em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a valorização da vida e prevenção ao suicídio, a Atenção Domiciliar de São Pedro da Aldeia promoveu uma atividade voltada aos colaboradores da rede de saúde. A ação, que contou com a parceria da equipe de Saúde Mental, promoveu um momento de escuta, acolhimento e reflexão.
O encontro teve como objetivo sensibilizar os profissionais sobre a importância do autocuidado, da solidariedade e do apoio mútuo, reforçando o papel de cada um no cuidado com o próximo e consigo mesmo.
Durante a programação, foram discutidos temas como a importância do autocuidado e das práticas de bem-estar no ambiente de trabalho, o fortalecimento dos vínculos e a solidariedade entre colegas. Outro ponto destacado foi a valorização da vida, com a proposta de ressignificar o olhar sobre si e sobre os outros. Por fim, foram apresentadas estratégias práticas de cuidado com a saúde mental e de apoio mútuo no dia a dia.



A psicóloga do Programa Melhor em Casa, Glaucia Santana, conduziu a roda de conversa sobre o tema. A atividade contou com a participação da coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental, Sunamita Soledade, e da psicóloga Adriana Francisca Dutra Moura. “Cuidar de si não é egoísmo, é sobrevivência. É também o maior ato de responsabilidade com quem depende de nós.” comentou Glaucia.
Ao final da atividade, os participantes foram convidados a assumir um compromisso individual de cuidar da própria saúde mental e contribuir para um ambiente de trabalho mais acolhedor e solidário.