Mais de 70 litros de óleo de cozinha usado foram entregues na Secretaria de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia nos últimos meses. A sede da pasta tornou-se um ponto de coleta em junho deste ano, por meio de uma parceria com o programa “De Olho no Óleo”, desenvolvido pela Prolagos – concessionária de águas e esgotos que atende o município.
A empresa já realizou duas coletas no local. A primeira totalizou 25 litros e a segunda, feita nesta quarta-feira (3), recolheu cerca de 45 litros. A população aldeense pode descartar os resíduos em garrafas pets de dois litros devidamente vedadas. É importante que os cidadãos esperem a gordura esfriar completamente antes de condicioná-la na garrafa plástica, evitando acidentes.
“Estamos muito felizes com a adesão da população. Os números expressivos são reflexo de um processo de conscientização e comprometimento com o meio ambiente, mas esperamos que o volume aumente com o tempo”, ressaltou a secretária de Meio Ambiente, Raquel Trevizam.
O descarte correto do resíduo contribui para a preservação do meio ambiente e evita a degradação das redes de esgoto, afetadas com transtornos como o entupimento do encanamento doméstico e da rede de esgotamento sanitário. O problema provoca o extravasamento em vias e refluxo nos imóveis, além de ir parar no solo e em corpos hídricos, causando desequilíbrio ambiental.
A sede da Secretaria de Meio Ambiente funciona na Rua 7, lote 12, quadra 8, loteamento Jardins de São Pedro – Nova São Pedro, de 8h30 às 17h. Outros ecopontos estão distribuídos em demais localidade da cidade, como associações de moradores e ONGs parceiras do projeto, que recebem os resíduos de restaurantes, da população e do comércio local.