Search

Síndrome de Down é pauta no novo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

Órgãos ressaltam a importância de debates e conscientização sobre o tema

A inclusão, a cidadania e a melhora na qualidade de vida são alguns dos aspectos em destaque quando o assunto é a Síndrome de Down. Em São Pedro da Aldeia, o recém criado Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMDEF) coloca a condição dos que possuem trissomia em pauta, ressaltando a importância de debates e conscientização sobre o tema junto com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. No domingo (21), foi celebrado o dia internacional da síndrome, que combate os preconceitos, os estereótipos aos indivíduos com deficiência intelectual. 

De acordo com a presidente da entidade, a médica Ângela Del Rosário, há no país várias organizações criadas com o objetivo de identificar e orientar os casos da síndrome. 

“Algumas resoluções precisaram ser estabelecidas, sendo uma bem importante é registrar na Certidão de Nascimento da criança a condição da Síndrome Congênita. Mas o maior desafio é acompanhar cada fase do desenvolvimento e suas necessidades. Orientar as famílias é tarefa começada na maternidade”, observou a presidente do COMDEF.

Estima-se que no Brasil 1 em cada 700 nascimentos ocorre o caso de trissomia 21, que totaliza em torno de 270 mil pessoas com síndrome de Down, segundo a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD).

A Síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição da pessoa associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento da criança. As pessoas com Down têm muito mais em comum e o mais importante é poder alcançar um bom desenvolvimento de suas capacidades pessoais. O que permitirá o avanço com crescentes níveis de realização e autonomia.

O Dia Internacional da Síndrome de Down tem como principal objetivo contribuir para a inclusão plena das pessoas com esse tipo de condição genética na sociedade. A realização de atividades e eventos aumentam a conscientização na defesa dos direitos fundamentais, da inclusão e do bem-estar dos indivíduos com esse distúrbio genético. 

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui