Search

“Tenho duas famílias: a de casa e a da prefeitura”, afirma servidora aldeense atuante há mais tempo no município

Querida por todos, Adelícia da Silva Siqueira trabalha há mais de 40 anos na administração pública e está sempre disposta a ajudar e oferecer uma palavra de apoio
"Amo isso aqui. Posso dizer que trabalhar aqui é uma coisa maravilhosa, pois a cada dia, e a cada passo que dou, conheço novas pessoas', conta Adelícia.

Nesta segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia homenageia todas as servidoras em nome da agente administrativa responsável pelo setor de Protocolo, Adelícia da Silva Siqueira, profissional atuante no governo municipal aldeense por 44 anos, completados em setembro deste ano. Sobre o dia de hoje, a servidora aponta que a mulher tem a vocação de cuidar de quem está a sua volta e brinca: “Não que os homens não sejam bons, mas as mulheres são excelentes”.

Durante o bate-papo sobre a atuação na prefeitura ao longo dos 44 anos, Adelícia ressaltou o desafio da jornada dupla, comum no cotidiano feminino. “Acho que nós mulheres somos diferentes, nos entregamos mais. Não que os homens não sejam bons, eles são. Mas as mulheres são excelentes. Nós fazemos tudo, a gente trabalha, estuda, muitas vezes somos mãe e pai dos nossos filhos, damos carinho e não apenas para os nossos filhos, mas cuidamos de todos a nossa volta. Desde um amigo que esteja precisando de um conselho, a um colega de trabalho para quem damos uma palavra de motivação, um conforto”, diz Adelícia. 

Não que os homens não sejam bons, eles são. Mas as mulheres são excelentes.”

A servidora conta que acompanhou a transição da sede da prefeitura, que ficava onde atualmente funciona a Guarda Municipal e as secretarias de Cultura e de Esporte. Em 1982, a sede passou para o prédio na Rua Marques da Cruz e permanece até hoje. “Comecei na Secretaria de Fazenda, em 1977, atuando no censo imobiliário, indo de casa em casa. Aí, em 1985, foi montado o setor de Protocolo e Arquivo, vim trabalhar aqui e estou até hoje. Quando comecei, ainda não tinha esse prédio, a prefeitura era ali onde hoje fica a Guarda Municipal”, relembra.

Moradora tradicional do bairro Porto da Aldeia, a relação com o município se estende até os netos, que estudam e praticam esportes em instituições aldeenses. Ao falar da família,  Adelícia se emociona. “Sou do Porto da Aldeia, nasci e fui criada, conheço todo mundo lá. Adoro ter todos bem pertinho. Tenho três filhos, o Abel, o Alan e a Ana Paula, que me deu meus três netos maravilhosos. Tenho minha neta de 17 anos, que já é maior do que eu, tenho a menor, de 12 anos, que estuda na E. M. Professora Miriam Alves Guimarães e faz karatê no Semente do Amanhã, e tenho outro de dois anos. Amo meus filhos e meus netos, eles são tudo para mim. Na hora do almoço, corre todo mundo lá para casa e ficam na briga, quem vai abraçar primeiro e dou um abraço nos três juntos. Eles são a alegria da minha vida”, contou com orgulho.

No Dia da Mulher, a servidora se comove ao falar sobre a filha. “Hoje ver minha filha, como mãe, é maravilhoso. Ensinei tudo o que pude para ela. Tudo o que a gente tem é dos nossos filhos. Sempre nossos filhos em primeiro lugar, em segundo lugar vem a gente”.

Adelícia não esconde o encanto pela cidade em que nasceu e uma das atividades favoritas é caminhar na beira da Lagoa de Araruama. “Nossa cidade é maravilhosa, essa Lagoa de Araruama é uma maravilha. Adoro caminhar descalça na beira da Lagoa. Às vezes, saio lá do meu bairro, na altura da Igreja do Porto da Aldeia e vou caminhando pela beirinha da água. Acompanho como nossa cidade está evoluindo maravilhosamente, e fico muito feliz”.

Dedicação reconhecida

Sempre pontual, foi uma das primeiras a chegar nesta segunda-feira. O prefeito, Fábio do Pastel, não deixou que ela ficasse sem a lembrança de Dia das Mulheres, que foi distribuída às servidoras na entrada da sede municipal. “Fui pessoalmente até a sala do Protocolo, não podia deixar de entregar a lembrança a essa servidora tão especial. Parabéns pelo exemplo e dedicação, que Deus a ilumine”, agradeceu Fábio. 

O cuidado e alegria em ajudar o próximo contagia quem trabalha com ela. “Conheço a Adelícia há muitos anos e posso afirmar: ela é a mulher mais doce desta prefeitura. É uma pessoa educada, calma, muito tranquila. Nesses anos que eu tenho de trabalho, nunca ouvi algo que desabonasse a conduta dela. Ela não mede esforço pra ajudar. Sempre solícita com todos”, disse a subsecretária de Administração, Ângela Valadão, responsável pelo setor de Recursos Humanos (RH) há 37 anos. 

“Amo isso aqui. Meu negócio é trabalhar, não aguento ficar muito tempo em casa parada não.”

“Amo isso aqui. Meu negócio é trabalhar, não aguento ficar muito tempo em casa parada não. Posso dizer que trabalhar aqui na prefeitura é uma coisa maravilhosa, pois a cada dia e a cada passo que dou, conheço novas pessoas. Estou sempre disposta a ajudar, seja na minha área ou fora, se eu puder oferecer um apoio, encaminhar para outro setor ou procurar alguém de outra secretaria que vai dar a solução que aquela pessoa está precisando, dá uma sensação muito boa. Mesmo tendo várias secretarias diferentes, somos todos uma prefeitura só e nos ajudamos. Eu digo que tenho duas famílias: a de casa e a da prefeitura”, conta Adelícia. 

Somos todos uma prefeitura só e nos ajudamos. Eu digo que tenho duas famílias: a de casa e a da prefeitura

Os funcionários de atendimento ao público do setor de Protocolo, Andréa Ramos, Elizete Moraes, Rudi Sancho e Valdiléia Gregório, conhecida como Léia, também relataram como é trabalhar com Adelícia e aproveitaram para deixar uma mensagem a todas mulheres. 

“Conheço Adelícia há 22 anos, trabalhamos juntas por pelo menos 15 anos já. Ela tem um coração de ouro, é uma pessoa carinhosa, atenciosa e está sempre pronta a ajudar. O dia de hoje é muito importante para todas nós e merece ser lembrado para reconhecer o esforço das mulheres que lutaram pelas conquistas que temos atualmente”, destacou Elizete Moares.

“Ela tem um coração de ouro e está sempre pronta a ajudar”

Elizete Moraes

Mesmo quem começou a trabalhar no setor há pouco tempo, conta que já aprendeu muito com Adelícia. “Comecei este ano aqui no setor, vim do RH, e estou gostando muito de trabalhar com a Adelícia. Está sempre disposta a ajudar todo mundo e sempre perguntando do que estamos precisando, tirando nossas dúvidas e ensinando”, conta Andréa. “Estou trabalhando com Adelícia há pouco tempo, mas já aprendi bastante com ela. Gostaria de aproveitar para parabenizar às mulheres por seu dia e reforçar que toda mulher precisa ser tratada com muito amor e carinho”, reforça Rudi.

“Dia 9 de fevereiro completei 17 anos de prefeitura. Trabalhei na recepção e no departamento pessoal e em 2012, eu vim para o setor de Protocolo. Eu já conhecia a Adelícia desde que entrei na prefeitura, e tudo o que aprendi foi graças a ela. Agradeço a Deus pela vida dela e de todas as mulheres. Feliz Dia das Mulheres, orgulhem-se de quem vocês são”, desejou Léia.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui