Termina nesta quinta (28) o 1º Encontro Azul de Conscientização do Autismo

Evento visa promover espaço para discussões a respeito do autismo e a atuação dos profissionais nos seus campos de trabalho

Termina nesta quinta-feira (28), na Câmara de Vereadores, o 1º Encontro Azul de Conscientização do Autismo de São Pedro da Aldeia. O evento começou  na quarta-feira (27) e é direcionado aos profissionais que atuam com pessoas com TEA. Todos que participarem irão receber certificado.

O encontro é um espaço para discussões a respeito do autismo e a atuação de servidores da saúde, educação e assistência social do município. A mesa debatedora contou com a presença da secretária de Saúde, Maria Márcia Sampaio Fontes, da diretora do Centro de Reabilitação aldeense, Fernanda Suzarte, da diretora da Vigilância em Saúde, Tatiana Leal e da coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, Thalisia dos Santos.

Maria Mária ressaltou a importância da iniciativa e a necessidade de se debater o tema, além de se fazer conhecer e pensar políticas públicas de atendimento aos autistas e seus familiares. Diana Cavalcanti, que é mãe autista, cientista e coordenadora do Caminho Azul, foi a palestrante da tarde e falou do objetivo de traduzir o conhecimento científico em benefícios à vivência diária dos cidadãos com transtorno do espectro autista. Ela também ressaltou a importância da capacitação dos trabalhadores de várias áreas, levando-se em conta questões culturais, sociais e físicas. A dra. Diana passou ao público presente uma visão geral do que é o TEA e das dificuldades de diagnóstico devido a questões genéticas, ambientais e imunológicas, ímpares em cada paciente.

O encontro contou ainda com o momento de perguntas e respostas e roda de conversa a respeito da temática, comandada por profissionais da rede de saúde de nossa cidade.

O 1º Encontro Azul de Conscientização do Autismo continua hoje, na Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia, a partir das 13 horas, com o tema “Autismo, alimentação e Desenho Universal aplicado à saúde e à educação”.

Programação Semana de Conscientização do Autismo

29/04 – Os funcionários públicos municipais foram convidados a vestir Azul nesta sexta-feira.

30/04 – Encerramento com uma manhã de orientações, atividades e palestras para a população, de 9 às 13h, na Praça da Igreja Matriz de São Pedro da Aldeia.