Trabalhadores de São Pedro da Aldeia recebem a Carteira Nacional do Artesão

Documento, que é válido em todo país, foi entregue por representantes do Governo do Estado
entrega da carteira do artesão

Mais de 70 unidades da Carteira Nacional do Artesão foram entregues na terça-feira (16/08) em São Pedro da Aldeia. Os trabalhadores artesanais participaram de uma cerimônia na Casa do Artesão para receberem o documento, que concede diversos benefícios à categoria. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e o Governo do Estado.

Foto: Renato Fulgoni

A secretária de Turismo, Andrea Tinoco, destaca que o artesanato aldeense está avançando no cenário turístico, alcançando o reconhecimento que a categoria merece. “A Carteira Nacional do Artesão é a identidade da categoria, emitida pelo Ministério do Turismo, e que oferece inúmeros benefícios, a nível nacional, estadual e, futuramente, também municipal. O governo Fábio do Pastel, por meio da nossa Secretaria e com o apoio da ACIASPA/CDL, em breve apresentará aos artesãos uma proposta para beneficiar toda a classe. A equipe da Secretaria de Turismo está à disposição para atender aos artesãos aldeenses e, para complementar esse trabalho, estamos iniciando o atendimento nos bairros”, declarou.

Foto: Renato Fulgoni

A Carteira Nacional do Artesão é um documento físico válido em todo o país, que formaliza a atividade artesanal e concede benefícios como a participação gratuita em feiras estaduais e nacionais, acesso ao microcrédito e a cursos de capacitação. O cadastro dos artesãos também é necessário para a implantação de políticas públicas e o planejamento de ações voltadas ao setor.

Foto: Renato Fulgoni

Lilian Rangel trabalha na Casa do Artesão com peças de argila, bonecas de pano, costura criativa e velas artesanais, além de confeccionar monumentos históricos e culturais de São Pedro da Aldeia. “Sou artesã há mais de 20 anos, mas foi há pouco tempo que eu consegui adquirir o documento. A Carteira Nacional do Artesão é uma conquista pessoal e de grande valor para mim, representa uma grande vitória”, comentou.

Secretária Andrea e a artesã Lilian Rangel, com sua carteira do artesão
Secretária Andrea e a artesã Lilian Rangel
Foto: Renato Fulgoni

Quem também garantiu o seu documento já neste lote foi Ana Ilidia dos Santos. “É um documento que vai nos favorecer em muitos lugares para que a gente possa comprar nosso material e ter descontos. É fundamental ser reconhecido desta forma, a carteirinha do artesão tem uma importância muito grande. Agradeço a nossa Secretaria de Turismo por fazer esse evento”, destacou.

Ana Ilidia recebeu sua carteira do artesão

MAIS BENEFÍCIOS

Durante o evento, Andrea Tinoco compartilhou com os participantes a ação estratégica da Secretaria de Turismo, que busca parcerias no comércio em prol dos artesãos que possuem o documento. O objetivo é garantir à classe melhores condições para o desenvolvimento do artesanato, estimular a economia criativa e aquecer o comércio local, garantindo o fortalecimento da cidade em diversos aspectos.

Para a primeira etapa de trabalho, que envolve a sensibilização de empresários e a captação de parceiros, a Secretaria conta com o apoio da Associação Comercial, Turística, Industrial e Agrícola (ACIASPA) e Câmara dos Dirigentes e Lojistas (CDL) de São Pedro da Aldeia.

RENOVAÇÃO DA CARTEIRA

São Pedro da Aldeia oferece um ponto fixo para facilitar a renovação da Carteira Nacional do Artesão. O serviço é oferecido no Centro de Informações Turísticas, às terças e quintas-feiras, das 9h às 17h. Não é necessário agendamento.

É importante destacar que a emissão de novas carteiras depende da realização de uma curadoria das peças e, por isso, só pode ser feita pelos técnicos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ).