Search

Turismo aldeense divulga novos horários de visitação da Casa dos Azulejos e do Museu Regional do Sal

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Turismo, informa que a Casa dos Azulejos e o Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos terão novos horários para visitação a partir da próxima terça-feira (11/02). 

A Casa dos Azulejos irá receber os visitantes de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 13 às 19h. Já o Museu Regional do Sal irá funcionar de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 13h às 19h.

O secretário adjunto de Turismo, Rodolfo Jotha, falou sobre os novos itinerários para visitação dos equipamentos turísticos aldeenses. “Esperamos, com essa mudança, melhor atender ao turista e ao visitante em nossa cidade, com nossos equipamentos turísticos funcionando por mais dias, aumentando o fluxo de pessoas em nossa malha turística. Gostaria de convidar a todos para visitarem a Casa dos Azulejos e o Museu Regional do Sal, é um programa cultural, histórico e com entretenimento para toda a família”, disse. 

SOBRE A CASA

A Casa dos Azulejos é uma residência de estilo colonial, erguida em 1847 pela família do fazendeiro português Feliciano Gonçalves Negreiros. Sua arquitetura remete às tradicionais casas de fazenda portuguesas. Na construção, foram utilizados materiais como argamassa feita de argila, conchas e óleo de baleia. O diferencial da casa, que lhe confere seu nome, é o revestimento com azulejos importados de Portugal. Além disso, o telhado foi feito com madeira rústica e telhas de barro moldadas por escravizados no século XIX.

Um dos eventos mais marcantes ligados à Casa dos Azulejos ocorreu em 1868, quando a residência hospedou a Princesa Isabel e seu marido, o príncipe Gastão de Orléans, Conde d’Eu, durante uma viagem pela região. Após o falecimento de Feliciano Gonçalves Negreiros, a propriedade foi vendida a dona Lina Pinheiro, mãe do coronel Felipe Pinheiro, que mais tarde se tornaria o primeiro prefeito de São Pedro da Aldeia. O imóvel teria sido adquirido por cinco contos de réis, valor que, na época, correspondia ao preço de três escravizados.

SOBRE O MUSEU

O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos é o primeiro do Brasil a cultuar e preservar a memória da indústria salineira, que faz parte da história da Região dos Lagos. Inaugurado em 30 de maio de 2023 às margens da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), o local conta com uma sala de vídeo, uma área de exibição de imagens da história universal do sal, uma sala de exposições diversas e o salão principal. 

Durante as visitações, o museu apresenta um acervo permanente de fotografias e quadros que retratam o auge da  época salineira, bem como instrumentos e peças utilizados nas salinas, além de exposições artísticas que fazem parte da programação ao longo do ano.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui