Turismo aldeense promove visita ao Museu da Aviação Naval

Evento foi direcionado a alunos da primeira e segunda turma do Programa de Capacitação para Qualidade no Atendimento ao Turista
Participantes no Museu da Aviação Naval

Em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil, a Secretaria de Turismo de São Pedro da Aldeia promoveu uma visita guiada ao Museu da Aviação Naval. A programação foi realizada nesta segunda-feira (12/09) e reuniu alunos da primeira e segunda turma do Programa de Capacitação para Qualidade no Atendimento ao Turista. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria aldeense e o Comando da Força Aeronaval.

Foto: Renato Fulgoni

A secretária de Turismo, Andrea Tinoco, destacou que a visita guiada ao Museu da Aviação Naval foi uma proposta da gestão para que os agentes turísticos pudessem celebrar o bicentenário da Independência. “São Pedro da Aldeia é uma cidade rica em história e cultura, então todos os participantes viveram uma experiência única nesta segunda. É importante ressaltar que a chegada da Marinha do Brasil a São Pedro da Aldeia é um grande marco de seu desenvolvimento e continua significando muito para todos nós. Meus agradecimentos ao Comando da Força Aeronaval por este evento tão significativo”, destacou.

Foto: Renato Fulgoni

O único Museu da Aviação Naval do Brasil fica na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, também única do país. Durante a visita guiada por um profissional do museu, os participantes puderam sentir um pouco do gostinho de sobrevoar os céus, aprender sobre a evolução da Aviação Naval e o funcionamento das aeronaves expostas no entorno do prédio.

Foto: Renato Fulgoni

Localizado no Fluminense e criado em 23 de agosto de 2000, o Museu é um espaço integrante do Complexo Aeronaval e possui um acervo diversificado com elementos que representam as diversas fases da Aviação Naval. Estão disponíveis ao público inúmeras maquetes, equipamentos, documentos históricos, fotos e manuais do complexo, entre outros itens.

Foto: Renato Fulgoni

O local tem como proposta resgatar e preservar a memória da aviação na Marinha, aproximando a sociedade civil de forma a difundir a história da Aviação Naval, que remonta ao ano de 1916, para as gerações futuras.

Foto: Renato Fulgoni

O Museu da Aviação Naval funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 11h15 às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, a visitação é feita das 10h às 17h. A entrada é gratuita.