A Secretaria Municipal de Turismo de São Pedro da Aldeia deu início aos preparativos de mais um Festival Gastronômico Frutos da Lagoa. Um primeiro encontro debateu detalhes sobre a 3ª edição do evento com proprietários de estabelecimentos gastronômicos da cidade, na Casa dos Azulejos, no centro da cidade.
Durante a reunião, foi apresentado o novo formato de encerramento, com apresentações musicais e praça de alimentação. Pequenos produtores rurais aldeenses também terão espaço no local. O encerramento terá a junção das secretarias de Turismo, Cultura e Agricultura, e a intenção é realizar esse encontro na última quinzena de janeiro, começando em uma sexta-feira e acabando no domingo.
A secretária de Turismo, Andrea Tinoco, falou da importância das reuniões com o setor e traz novidades para esta edição. “É importante alinhar o setor com a novidade da 3ª edição do Festival Gastronômico, que desta vez vai ter um encerramento com um evento gastronômico único, unido também às secretarias de Cultura e Agricultura. Iremos fechar o festival lá na Praça Hermógenes Freire da Costa, com música ao vivo, artesanato, pequeno produtor rural e o melhor da nossa gastronomia. Todos os participantes estarão neste grande evento”, falou.

Também foram discutidas novas estratégias para atrair turistas por meio da gastronomia. Os presentes puderam, além disso, apresentar pontos de vista do empresário e propor novas ações. Valores únicos dos pratos e a gramatura foram acertados; os QR Codes continuam, como na última edição. O primeiro encontro foi considerado positivo. Um novo encontro será marcado para concluir as novas propostas apresentadas.
Em 2022, com o apoio de empresários do setor gastronômico, a Secretaria de Turismo de São Pedro da Aldeia promoveu a primeira edição do festival, logo seguida pela edição de inverno. As duas edições do circuito gastronômico foram um grande sucesso e atraíram centenas de turistas e visitantes durante suas realizações. A iniciativa busca estimular o comércio local, reunindo estabelecimentos para promover os sabores da gastronomia baseada nas riquezas da Lagoa de Araruama.
Uma das empresárias presentes, Tâmara Vitória, falou sobre a união da categoria. “Temos que tirar da cabeça que o restaurante e o comércio vizinho é concorrente. Nós somos uma família, os comerciantes têm que se juntar. A importância da reunião é a gente se conhecer entre si e definir da melhor forma as pautas apresentadas”, disse.