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Unidades escolares recebem Proposta Curricular do ano letivo de 2020

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia, por meio da Coordenadoria-geral de Políticas Pedagógicas, realizou a entrega da Proposta Curricular 2020 para as unidades escolares aldeenses. O documento foi entregue em CD aos supervisores pedagógicos, à equipe diretiva das escolas e aos coordenadores de segmentos da SEMED. A iniciativa foi conduzida pela coordenação de Avaliações Externas e Currículos.

Segundo a coordenadora-geral de Políticas Pedagógicas, Elizangela Regueira, ao longo do ano letivo de 2019, as propostas curriculares de cada segmento foram construídas e alteradas ao longo do ano letivo, pelos formadores e coordenadores de área, juntamente com os professores, nos encontros de formação ofertados no CEFOR. “Todas as propostas estão atualizadas seguindo as normas da BNCC. Vamos enviar as propostas curriculares para que as equipes diretivas e de assessoramento pedagógico se organizem e façam o planejamento antecipado para iniciar o ano letivo de 2020”, destacou.

A proposta foi baseada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no documento curricular do Rio de Janeiro, já homologado, e nas habilidades próprias do município de São Pedro da Aldeia. Os professores vão iniciar as aulas já com as propostas para trabalharem durante todo o ano letivo.

A coordenadora de Avaliações Externas e Currículos, Carmensita Faria, destacou a construção das propostas, que teve a colaboração dos docentes, feita de acordo com a estrutura da BNCC. “Todas as alterações e contribuições, os professores puderam participar, pois nas formações tiveram essa oportunidade de colaborar. A nossa coordenação de Avaliações e Currículos fez a formatação, analisou, corrigiu e conferiu todas as habilidades. Produzimos os arquivos e as escolas estão recebendo, ainda em 2019, as propostas de todos os segmentos para o ano letivo de 2020”, disse.

Já a outra coordenadora do setor, Ruth Mothé, afirmou que a participação dos professores foi ótima nesta construção. “A proposta está pronta, sendo entregue, mas não quer dizer que ela não pode ser alterada ou acrescentada pelas equipes das escolas. Não pode tirar o que está lá, pois é o básico, mas havendo necessidade, pode acrescentar”, explicou.

A Coordenação de Avaliações Externas e Currículos e os demais coordenadores de segmentos participaram de vários seminários e palestras sobre a BNCC para se apropriar desse documento e promover os debates e formações do município para alteração da proposta.

“Quando os professores retornarem, já estarão com as proposta prontas nas escolas para começarem seus planejamentos em cima delas, mas isso não impede que as unidades tracem estratégias nessas habilidades e nos Campos de Experiências para melhorar ainda mais a vida do aluno”, comentou a coordenadora de Educação Infantil, Alessandra Lira.

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