Rede Saúde Mental

RESIDÊNCIA TERAPÊUTICA (RT)

A residência terapêutica é uma casa destinada ao acolhimento de moradores que passaram por um longo período de internação psiquiátrica. O Serviço de Residência Terapêutica é uma portaria do Ministério da Saúde. A casa principal da residência terapêutica aldeense conta com dois quartos, banheiro e cozinha. Na área externa, há, ainda, um anexo com mais dois quartos, banheiro, lavanderia e uma garagem. A equipe conta com cuidadores, que se alternam em plantões, técnica de enfermagem diarista e uma cuidadora de território, que acompanha aqueles que não têm muita autonomia em atividades externas.

A coordenação do dispositivo realiza reuniões com os moradores, para discutir questões e os acontecimentos da semana. Além das regras que surgem nas reuniões, também é realizado um trabalho de contextualização que procura inserir noções que foram perdidas com a internação de cada pessoa. São Pedro da Aldeia foi o primeiro município da Baixada Litorânea a montar uma residência terapêutica. Por meio do trabalho realizado pelos profissionais da unidade, os moradores readquiriram o direito de ir e vir, antes perdido pela exclusão do convívio social.

E-mail:srt@pmspa.rj.gov.br
Endereço: Rua Assis Brasil, 34 – Centro.
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui