Vacinação descentralizada imuniza idosos contra Influenza em São Pedro da Aldeia

Os moradores de São Pedro da Aldeia estão recebendo diariamente em suas casas profissionais de saúde para imunização de idosos contra a Influenza. Além da vacinação domiciliar, as equipes  municipais estão aplicando as vacinas nas casas de acolhimento de idosos, condomínios e domicílios, garantindo o atendimento ao público-alvo prioritário na campanha nacional contra a Influenza. As doses, enviadas ao município pelo Governo do Estado, também foram distribuídas nas unidades de saúde. Nesta quinta-feira (02), a campanha chegou, ainda, aos idosos do conjunto habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, no bairro Rua do Fogo.

O conjunto habitacional Quinta São José foi um dos locais que recebeu a vacinação domiciliar.
Foto: Renato Fulgoni

“Além da presença das doses nas unidades, estamos trabalhando com as ações descentralizadas, indo até o morador que é idoso. Nosso objetivo é atender a necessidade de imunização sem aglomerações e seguindo as orientações da Secretaria de Estado. Estamos tendo uma grande procura pela vacina nos postos, de acordo com essa demanda, estamos sempre solicitando reposição ao Estado. Pedimos calma à população, o período de vacinação é longo e os idosos são grupo prioritário, logo serão imunizados até o fim do prazo previsto”, destacou a secretária de Saúde, Francislene Casemiro.

A moradora Sônia (a esquerda) elogiou a iniciativa da Prefeitura. O secretário de Governo, Eronildes Bezerra, (no Centro) acompanhou a ação na Rua do Fogo.
Foto: Renato Fulgoni

Sônia Waldstein, moradora do conjunto habitacional Quinta São José, do programa Minha Casa, Minha Vida, destacou a importância da ação.

“Nós temos essa parceria com a secretária de Saúde, Francislene, que sempre nos abre as portas para trazer vacinação e outros projetos aqui para o Quinta São José. Nesse momento de pandemia do Coronavírus, é essencial que nossos idosos sejam vacinados contra a gripe, para ficar mais fácil a identificação se houver uma suspeita de Covid-19”, falou.

Os idosos compõem o grupo prioritário de vacinação contra a Influenza.
Foto: Renato Fulgoni

Vacinada em sua própria casa, Ivone Carvalho falou sobre a imunização contra a Influenza.

“Eu já passei por muitos problemas relacionados à saúde, como internações e cirurgias, hoje é importante que eu esteja imunizada, firme e forte. Todo ano eu me vacino, agradeço a atitude de virem vacinar na minha casa, sem precisar sair”, disse a idosa.

O casal Ivone e Hélio foi vacinado em casa, após realizar seu cadastro para a imunização.
Foto: Luana Macêdo

Cadastro para Vacinação Domiciliar

Os moradores que estejam dentro do público-alvo de idosos e que atualmente não estão cadastrados em suas unidades de saúde, podem entrar em contato com os números (22) 2627 6687 e 2621 0128, das 8h30 às 16h, para se inscreverem na vacinação domiciliar. A Secretaria de Saúde também disponibilizou um formulário on-line para que as pessoas, com idosos em casa que precisam de vacinação, possam se cadastrar. Clique aqui para acessá-lo. O prazo para o cadastro termina nesta sexta-feira (03). Qualquer parente ou pessoa que dividir um domicílio com um idoso pode efetuar o cadastro. Para se inscrever por telefone, é necessário informar nome, idade, endereço completo, um número de contato e cartão do SUS, embora este último não seja obrigatório.

A vacinação de idosos está sendo realizada de acordo com as doses disponibilizadas pelo Estado.
Foto: Luana Macêdo