O VI Fórum Municipal de Segurança Pública de São Pedro da Aldeia reuniu autoridades e representantes da sociedade civil para debater iniciativas e desafios da área. Realizada no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, na quarta-feira (17/09), a ação foi promovida pelo Conselho Comunitário de Segurança, em parceria com as Polícias Militar e Civil, e contou com o apoio da Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, e do Instituto de Segurança Pública (ISP).
Durante sua apresentação, o secretário de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, destacou a importância de continuar o investimento no setor. “A segurança pública é um pilar fundamental para o desenvolvimento econômico e social, trazendo benefícios diretos e indiretos para toda a comunidade. Estudos apontam que cada real investido na área gera economia de até sete reais nas consequências da falta de investimento”, afirmou. O secretário também ressaltou avanços locais, como a modernização da radiocomunicação da Guarda Civil Municipal (GCM), a aquisição de armamentos não letais, o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) e a qualificação contínua dos agentes.

Na ocasião, foram discutidos temas como crimes digitais, prevenção à violência doméstica e segurança no trânsito. A coordenadora da Patrulha Maria da Penha da GCM, Rosana Andrade, apresentou dados sobre a Lei Maria da Penha e falou sobre a atuação humanizada do grupamento no enfrentamento à violência contra a mulher. “Nosso trabalho vai além do encaminhamento à delegacia. É um serviço humanizado, feito com amor, que envolve apoio psicológico, acolhimento à mulher e aos seus filhos, muitas vezes presentes durante as ocorrências. Trabalhamos pelo fortalecimento da rede de proteção com equipamentos que vão além da segurança pública, pelas Secretarias de Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos. O objetivo é que essa mulher consiga a estrutura necessária para romper de vez o ciclo da violência”, destacou.

O subinspetor da Guarda Civil Municipal, GCM Oliveira, abordou a importância da educação para o trânsito, lembrando que a imprudência é uma das principais causas de acidentes. “Campanhas educativas são fundamentais. A educação para o trânsito é um direito de todos. Segundo um levantamento do Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES), dois terços dos leitos hospitalares da ortopedia e da traumatologia são ocupados por pessoas que sofreram ou se envolveram em acidentes de trânsito. Precisamos de conscientização coletiva, porque estamos falando de vidas”, pontuou.

A presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Micheli Batista, ressaltou a relevância de realizar o evento. “Receber autoridades de diferentes esferas da segurança pública e da sociedade civil em um mesmo espaço possibilita um debate aberto e produtivo. Essa troca fortalece o diálogo e abre caminho para a construção de novas políticas públicas voltadas à segurança da nossa cidade”, afirmou.

Reforçando o trabalho integrado entre as forças de segurança, marcaram presença o novo comandante da 2ª Cia da PMERJ em São Pedro da Aldeia, tenente Sandro Nunes; a comandante do 25º BPM de Cabo Frio, coronel Andréia Campos; o representante da 125ª DP municipal, comissário Chagas; o representante da Base Aeronaval da Marinha do Brasil, capitão de corveta Gabriel Leite; assim como a presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Cabo Frio, Patrícia Cardinoth; e o coordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança e representante do ISP, major Matheus.


O fórum contou, ainda, com a presença do secretário municipal de Cultura, Thiago Marques; da coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges), Luciana Oliveira; do assessor da Secretaria de Governo, Edmilson Bittencourt; do presidente da Comissão de Segurança Pública da Alerj, deputado estadual Márcio Gualberto; presidente da Comissão de Segurança Pública e Direitos Humanos da Câmara Municipal, vereador Pedro Abreu.
Também estiveram presentes representantes dos conselhos comunitários de segurança de diferentes cidades do Estado, da ONG Amigas da Mama, além dos vereadores municipais Mislene Conceição, Moisés Batista, Fernando de Souza Santos, José Victor Coutinho da Costa e Paulo Santana.