Vigilância Sanitária inicia tratativas sobre programa de promoção à saúde nos estabelecimentos comerciais

Alinhamentos e propostas foram apresentados à Associação de Proteção aos Amigos Lojistas

A Vigilância Sanitária de São Pedro da Aldeia deu início às discussões e às tratativas para o desenvolvimento do programa de promoção à saúde nos estabelecimentos comerciais do município. Nesta quarta-feira (3), o setor realizou uma reunião com representantes da Associação de Proteção aos Amigos Lojistas para apresentação da proposta e alinhamentos das ações futuras.

Ficou acordada a realização de reuniões mensais com os comerciantes da cidade para orientações e explicações sobre as condutas corretas na rotina de trabalho. Os bate-papos serão segmentados, de acordo com a área de atuação do estabelecimento. O primeiro encontro está previsto para o dia 29 de março. A ideia inicialmente é que a reunião seja on-line em prevenção ao contágio do coronavírus. O link para participação e o horário serão previamente divulgados nos canais oficiais da prefeitura.

O programa visa, ainda, à produção de cartilhas e de materiais educativos. “O nosso objetivo é estreitar os laços entre a Vigilância Sanitária e os estabelecimentos comerciais. Vamos promover métodos de ensino, a fim de proporcionar o aumento da saúde coletiva e prevenção de doenças. A nossa ideia é mostrar ao trabalhador, de forma clara e didática, como as práticas incorretas podem impactar diretamente no consumidor final”, explicou a diretora em Vigilância em Saúde, Tatiana Leal de Oliveira.

A Vigilância Sanitária aldeense atua há cerca de 25 anos no município. O órgão é responsável pela prevenção de risco e intervenção nos problemas sanitários na produção e circulação de bens, além do controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde. O setor faz parte da Coordenadoria Municipal de Vigilância em Saúde.

“Precisamos desvencilhar a ideia de que a vigilância é um órgão de caráter apenas punitivo. Queremos estabelecer o sentimento de parceria entre o município e os comerciantes. Vamos orientar e ensinar na prática a necessidade das ações preventivas em favor da saúde e do bem-estar coletivo”, concluiu a diretora.