Search

Abertura da 3ª Conferência de Cultura reúne representantes do Poder Público e sociedade civil

Primeiro dia de evento em São Pedro da Aldeia promoveu a articulação de agentes da cultura dos mais diversos segmentos

A abertura da 3ª Conferência Municipal de Cultura, nesta terça-feira (19), reuniu representantes da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, dos diversos segmentos culturais da sociedade civil e da Secretaria Adjunta de Cultura de São Pedro da Aldeia. O primeiro dia de encontro foi marcado pelo debate e aprovação do Regimento Interno da Conferência e pela apresentação de dados da gestão da Cultura e da Lei Aldir Blanc na cidade. Coordenado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura, o evento acontece até a próxima quinta-feira (21), a partir das 18h, via Sympla Streaming, com transmissão ao vivo pela página da Cultura no Facebook. Clique AQUI para conferir a live do primeiro dia de Conferência.

Devido à pandemia, este ano a Conferência acontece de forma on-line
Foto: Reprodução

O secretário adjunto de Cultura, Thiago Marques, destacou a importância da integração com a sociedade civil. “Agradeço ao prefeito Fábio do Pastel e aos meus colegas secretários que têm nos dado apoio em todos os projetos. Quero agradecer e elogiar muito a sociedade civil pelo envolvimento e pelo interesse em debater propostas para a gestão cultural na nossa cidade. Esse momento é muito importante, é a hora do diálogo e de pensarmos juntos nos melhores caminhos. Estamos cada vez mais convictos de que, para fazer a diferença, a gente precisa da participação de todos os agentes, dos artesãos, quilombolas, pescadores, da comunidade LGBTQI, dos músicos, enfim, de todos os segmentos culturais”, disse.

Junto com equipe, o secretário de Cultura participou da transmissão da Casa da Cultura
Foto: Raíra Morena

Representando a secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, o assessor especial de Relações Intermunicipais e Projetos da pasta, Adenilson Honorato, falou do trabalho do Governo do Estado junto ao município, com destaque para a obra do cinema já iniciada e no lançamento do pacote de investimentos do “Pacto Cultural RJ”, composto por cinco Editais, dois dos quais já foram lançados, beneficiando fazedores da Cultura de São Pedro da Aldeia. Ao todo, os Editais vão injetar R$ 75 milhões no fomento às artes até o final do ano, em todo o Estado.

O assessor especial de Relações Intermunicipal e Projetos da SECEC-RJ foi o convidado especial da programação de abertura
Foto:
Reprodução

“A secretária Danielle tem falado muito em levar a Cultura para todo o Interior do Estado e é muito importante para nós ver o empenho da Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia e dos fazedores da Cultura reunidos nesta Conferência. Gostaria de dizer que estamos abertos a todos e peço que fiquem atentos às nossas redes sociais porque no dia 5 de novembro estaremos lançando o terceiro Edital, que é o Edital de Retomada Cultural, que vai atender a vários artistas. Precisamos dessa união e interlocução com cada um de vocês”, declarou o assessor em sua fala de abertura.

Agentes culturais participaram por videoconferência via Sympla Streaming
Foto:
Reprodução

Após o protocolo de abertura e da composição da mesa diretora, a programação do primeiro dia seguiu com a leitura do Regimento Interno, conduzida pela presidente da Comissão Organizadora da Conferência, Juliane Carvalho. O documento passou por debate e votação, sendo aprovado com poucas alterações.

Regimento foi debatido e aprovado no primeiro dia da Conferência
Foto:
Reprodução

Em seguida, a diretora municipal de Produção Cultural e membro da Comissão Organizadora, Maria Carolina Gouvêa, apresentou um breve panorama do Sistema Municipal de Cultura, regulamentado em 2014, e do Plano Municipal de Cultura, oficializado em 2018, bem como dos avanços obtidos a partir da lei municipal nº 2.929, sancionada pelo prefeito Fábio do Pastel este ano, que ampliou de nove para 12 o número de representações da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural.

Foto: Reprodução

“Para além da reativação das cadeiras do Conselho, nós decidimos em conjunto com a sociedade civil, através do Fórum Permanente de Cultura, reativar a Conferência Municipal de Cultura para a votação dos novos conselheiros e outras resoluções, de forma a reestruturar e reformular de forma mais representativa o nosso Sistema Municipal de Cultura”, destacou Maria Carolina.

A programação foi encerrada com a apresentação do relatório referente a execução da Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, criada pelo Governo Federal com o objetivo de auxiliar os trabalhadores da Cultura bem como espaços culturais no período de isolamento social, ocasionado pela pandemia da Covid-19.

Foto: Reprodução

Em São Pedro da Aldeia, 48 espaços culturais, entre empresas e coletivos, foram contemplados com o subsídio federal, para a manutenção de suas atividades, e 47 projetos culturais foram beneficiados com premiação em dinheiro, através do inciso 3 da Lei.

“Nesse momento, os projetos dos agentes culturais ainda estão em fase de execução das contrapartidas e estamos também fechando as prestações de contas junto aos beneficiários até o final desse ano. Lembrando que todos ainda precisam tomar os cuidados de prevenção à Covid-19, porque ainda estamos em pandemia e não podemos realizar grandes eventos e nem promover aglomerações”, lembrou o assessor administrativo da Secretaria de Cultura e membro da Comissão Organizadora, Augusto Azevedo.

Relatórios foram apresentados pelos integrantes da equipe da Cultura
Foto:
Raíra Morena

Inscrições para a Conferência se encerram nesta quarta-feira (20)

As inscrições para participação na Conferência se encerram às 21h desta quarta-feira (20). Qualquer pessoa a partir de 16 anos pode participar como observador, mas para ter direito à voz e voto é necessário preencher, além da ficha de inscrição, o Cadastro Municipal de Cultura. Ambos os formulários estão disponíveis na página da Secretaria Adjunta de Cultura.

O link para acesso à transmissão da Conferência no Sympla Streaming é enviado por e-mail aos participantes inscritos. Para acessar a plataforma Sympla, é necessário baixar e instalar o Zoom no dispositivo (computador ou smartphone). Clique AQUI e confira um mini tutorial de acesso à sala de videoconferência.

Aqueles que estiverem com dificuldade em acessar o evento podem enviar um e-mail para conferenciadeculturaspa@gmail.com. Aos participantes que não tiverem acesso à Internet no momento da transmissão, a Secretaria de Cultura está disponibilizando 25 vagas na Casa da Cultura para uso do Wi-Fi. Para garantir uma vaga, é necessário entrar em contato com a Secretaria até 1h antes do início do evento pelo telefone (22) 2625-5167.

A Secretaria está disponibilizando 25 vagas na Casa da Cultura para os participantes com dificuldade de acesso acompanharem a Conferência presencialmente
Foto:
Raíra Morena

O evento também poderá ser acompanhado em tempo real, através da live que será transmitida na página da Secretaria de Cultura no Facebook, até o último dia de evento.

Confira a programação da 3ª Conferência Municipal de Cultura:

Quarta-feira (20/10):

Credenciamento – 18h às 21h
Encaminhamento dos Grupos de Trabalho para a discussão dos eixos temáticos (18h):

  • CULTURA E EDUCAÇÃO;
  • GESTÃO CULTURAL;
  • DIREITO À CULTURA E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO;
  • REESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS;
  • SISTEMA DE PRESERVAÇÃO AO PATRIMÔNIO CULTURAL.

Quinta-feira (21/10):

  • Relatórios dos grupos de trabalho – 18h
  • Eleição dos conselheiros da sociedade civil ao Conselho Municipal de Política Cultural – 19h
  • Eleição dos conselheiros das cadeiras inclusivas e LGBTQIA+ – 20h30
  • Plenária final – Homologação do Conselho Municipal de Cultura – 21h
  • Encerramento – 21h30

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui