Alunas participam de encerramento do curso de artesanato em Decoupage

O encerramento do curso gratuito de artesanato em Decoupage, nesta terça-feira (09), reuniu alunas no Horto Escola Artesanal. O evento foi marcado por apresentação de trabalhos, café da manhã e entrega de certificados, em clima de muita confraternização. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, visando a capacitação e geração de renda.

Foto: Jefferson Viana

O secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, falou sobre a realização do curso. “A gente tenta, a cada dia,atender a demanda do município. Tivemos um grupo misto de mulheres, para algumas foi novidade, mas para outras que já trabalham com artesanato o curso serviu como mais uma oportunidade de atividade para elas. A proposta é oferecer tanto uma possibilidade a mais de receita para a família, mas também uma terapia ocupacional através do artesanato”, disse.

Foto: Jefferson Viana

Com carga horária de 30h, o curso de iniciação à Decoupage abordou as técnicas básicas de recorte, colagem, composições e pintura na superfície de objetos, como caixas de MDF, latas, garrafas de vidro e potes, visando transformá-los em peças personalizadas de decoração, presentes, artigos de festa, enfeites com temáticas diversas e até utensílios para o lar, como porta-trecos e organizadores. Ao todo, 15 alunas participaram do curso, com encontros semanais em turmas da manhã e da tarde.

Foto: Jefferson Viana

“Fiquei muito satisfeita de ver o resultado do esforço e da dedicação das alunas na confecção de cada objeto. A intenção era que elas usassem também o tempo fora da sala de aula para explorar, pesquisar e buscar reaproveitar o que elas tinham em casa, como garrafas, bandejas e outros. Fico muito feliz em ver que muitas já estão colocando esse conhecimento em prática, presenteando ou mesmo recebendo encomendas”, ressaltou a artesã e instrutora do curso, Kátia Carvalho.

Foto: Jefferson Viana

Artesã há cerca de oito anos, a aposentada Rosa Maria Cidade se mostrou satisfeita com o curso. “Foi muito bom, as aulas foram bem didáticas e fiz novas amizades. Eu já trabalho com mosaicos e acredito que essa técnica nova vai agregar ao meu trabalho. Cursos como esse são importantes porque abrem as portas para quem procura uma forma de desenvolver uma renda ou complementar a renda na família. A gente torce para que venham mais cursos como esse”, afirmou.

Foto: Jefferson Viana

A diretora municipal de Qualificação Profissional da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Vanusa de Arruda, também participou do encerramento do curso.