Coordenação de Língua Portuguesa realiza 4º encontro de formação com professores

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia, por meio da Coordenadoria do 2º Segmento do Ensino Fundamental, realizou o 4º encontro de Coordenação e Formação de Língua Portuguesa. Realizadas no Centro de Formação Continuada (CEFOR), as capacitações acontecem de forma mensal com os professores da disciplina, do 6º ao 9º ano. Com o tema “Ressignificando o ensino de Língua Portuguesa, à luz da BNCC: Estratégias para a prática pedagógica”, o encontro abordou a conclusão da Proposta Curricular e também falou sobre Morfossintaxe II – todos os campos de atuação.

A coordenadora da pasta, Cristina Braga, falou sobre as formações. “Durante o encontro, os professores podem compartilhar práticas pedagógicas e ainda participam de um momento de sugestões, além de adquirir muito aprendizado”, comentou.

A Coordenação do Segundo Segmento é organizada por áreas, com suas respectivas coordenações nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Educação Artística e Educação Física, que realizam seus encontros de coordenação e formação de forma mensal.

Os encontros de professores do mesmo componente curricular, mediados pelo coordenador da área, tem o objetivo de promover a interação e o compartilhamento de propostas e atividades pedagógicas, além de divulgar informes pertinentes ao funcionamento do segmento, de possibilitar a conclusão da Proposta Curricular 2019, fundamentada na Base Nacional Comum Curricular, e propiciar momentos de reflexão sobre o ensino do componente curricular.

Ainda segundo a coordenadora do segmento, Cristina Braga, a participação dos professores nos encontros mensais é de grande valia para todos os envolvidos no processo. “As formações facilitam a comunicação e a divulgação de ideias e propostas, enriquecendo o grupo com o compartilhamento de atividades e favorecendo a criação de um elo entre os participantes”, salientou.