Coqueiros são plantados na orla da Praia do Centro

Plantio de coqueiros contempla a recomposição paisagística do local, substituindo espécies retiradas no início das obras de urbanização da orla

O projeto paisagístico da orla da Praia do Centro já está tomando forma, valorizando ainda mais o maior cartão-postal aldeense. A Prefeitura de São Pedro da Aldeia está realizando o plantio de 21 unidades de coqueiro-da-Bahia, espécie típica de regiões litorâneas, ao longo do calçadão que está em construção no local. As unidades têm, em média, seis metros de altura. Nesta terça-feira (11/08), o prefeito Cláudio Chumbinho acompanhou o trabalho de perto.

Foto: Renato Fulgoni

O serviço foi dividido em duas etapas. A primeira contemplou o plantio de 12 coqueiros-da-Bahia e foi realizada pela equipe de Praças e Jardins, da Secretaria de Meio Ambiente, Lagoa e Saneamento. “A previsão é terminar o serviço hoje (11/08), com o plantio de mais nove unidades, totalizando 21. O objetivo maior dessa ação é a recomposição paisagística”, explica o secretário da pasta, Luciano Pinto.

Foto: Divulgação

Cartão-postal de São Pedro da Aldeia, a orla da Praia do Centro está recebendo toda a estrutura necessária para atender moradores e turistas. Mais de 1.300 metros do novo calçadão, do total de 1.550m de extensão, já foram concluídos. A urbanização do local compreende os trechos entre os bairros Centro e Estação.

Foto: Renato Fulgoni

Antes das obras, a orla da Praia do Centro contava apenas com uma faixa de areia, o que obrigava alguns moradores adeptos da caminhada a andarem pelo acostamento da Rodovia RJ-140. A partir da urbanização da orla, que conta com um calçadão de pavimentação intertravada, os cidadãos terão mais conforto e segurança em seus momentos de lazer.

Foto: Divulgação

OUTRAS AÇÕES

A Secretaria de Meio Ambiente, Lagoa e Saneamento também realizou o plantio de palmeiras no Boqueirão, próximo à unidade de saúde da localidade. A mesma espécie será plantada em alguns trechos das rodovias estaduais que cortam o município, criando uma espécie de ilha entorno das palmeiras jerivá, já cultivadas no canteiro central.

A Prefeitura aldeense iniciou o plantio de palmeiras nas rodovias em 2019, com o objetivo de promover o plantio de mudas de árvores em áreas públicas do município. Um estudo foi feito para que a iniciativa não prejudicasse o tráfego e preservasse a visibilidade do motorista.