Curso de artesanato de Páscoa é aberto em São Pedro da Aldeia

Foi aberto, na última terça-feira (19), o curso gratuito de artesanato de Páscoa, em São Pedro da Aldeia. As aulas acontecem uma vez por semana no Horto Escola Artesanal, com turmas pela manhã, das 9h às 10h30, e à tarde, das 14h às 15h30. Para se inscrever, os interessados têm até a próxima terça-feira (26) para comparecer à unidade e apresentar cópias dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência.  A oficina aborda técnicas do fuxico, corte, colagem e costura de tecidos, com foco no reaproveitamento de materiais recicláveis. As vagas são limitadas. A iniciativa é mais uma realização da Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda.

De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, a oferta de cursos integra uma série de atividades gratuitas desenvolvidas no espaço do Horto Escola Artesanal. “Temos trazido diversos cursos de artesanato para a população aldeense já há algum tempo e, graças a Deus, tem sido um sucesso. Temos um padrão de instrutores de excelência não só na área artesanal, como também no ramo de processamento de alimentos, agrícola e ambiental, voltado à capacitação e aprimoramento profissional. Nas oficinas de artesanato, procuramos sempre trabalhar com a questão temática, reciclagem e aproveitamento de materiais, dentro do conceito de sustentabilidade. Temos alunas do ano passado, nas mais diversa faixas etárias, que continuam produzindo e já estão fazendo desse trabalho uma fonte complementar da renda familiar. Isso nos deixa muito felizes”, disse.

As aulas de artesanato de Páscoa são realizadas todas as terças-feiras e têm como foco o aprendizado de técnicas básicas de corte, colagem, modelagem, revestimento e costura, a partir de materiais recicláveis de baixo custo, como garrafas pet, embalagens de leite, tampinhas, potes e retalhos de tecido. Além do suporte presencial e da prática em sala de aula, as alunas também recebem tarefas de casa. O curso tem previsão de término para o dia 16 de abril. Para marcar o encerramento das atividades, será realizada uma confraternização, com exposição de trabalhos e entrega dos certificados de conclusão aos participantes.

Responsável por ministrar o curso no Horto Escola, a instrutora Kátia Carvalho falou sobre o perfil das alunas e destacou aspectos do conteúdo programático. “Nós temos, em maioria, mulheres adultas, mães e donas de casa, que buscam ampliar seus horizontes dentro do artesanato e, quem sabe, buscar uma nova renda familiar. Além do fuxico, nós vamos passear por outras técnicas artesanais, de maneira prática e bastante dinâmica. Nós queremos mostrar que, com medidas simples, podemos produzir peças de muita versatilidade e, ao mesmo tempo, deixando de agredir o meio ambiente. Ao todo, teremos um mês intenso de aulas, mas sempre de forma prazerosa. O artesanato traz um bem-estar enorme e passa a ser também uma terapia para elas. Ainda temos algumas vagas em aberto, tanto na turma da manhã quanto na turma da noite”, ressaltou a artesã.

Moradora do bairro Boqueirão, Valéria Amorim acredita que a iniciativa é uma oportunidade para o aperfeiçoamento da suas habilidades manuais. “Eu trabalho como artesã há alguns anos, mas nunca tive como foco a venda, na maioria das vezes eu faço para mim e para os amigos. Toda vez que abrem cursos, eu me inscrevo e sempre coloco em prática em casa, nas comemorações, festas e datas especiais. Esse espaço é maravilhoso, nós interagimos bastante, em um clima de muita amizade”, afirmou.

O Horto Escola Artesanal fica situado na Rodovia Amaral Peixoto, km 107, no bairro Balneário das Conchas. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.