Secretário de Agricultura recebe ONG de proteção animal para discutir políticas públicas

Nesta quinta-feira (28), o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, recebeu os representantes da ONG Patinhas da Aldeia, Vinícius Mello e Gisele Eleotério. O encontro, que aconteceu no Horto Escola Artesanal, teve como objetivo discutir políticas públicas em prol da causa animal, incluindo a implantação de um Centro de Controle de Zoonoses no município, com recursos do Governo Federal, além de estratégias de parceria público-privado. O coordenador da Vigilância Sanitária, Júlio Peralva, também participou da reunião.

Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, destacou o empenho do Poder Público em prol da causa animal. “A proposta de implementação de um centro de zoonoses a longo prazo é algo que nós desejamos, mas que esbarra em suporte financeiro, de local e recursos disponíveis. A parceria público-privado também é uma alternativa viável que vamos buscar, a curto e médio prazo. Nós, como órgão público, procuramos sempre implementar ações visando minimizar o sofrimento animal e a prevenção de doenças”, disse.

Durante o encontro, foram levantadas questões acerca, por exemplo, das políticas públicas existentes e a possibilidade de futuras parcerias com grandes empresas para implantação de uma unidade de controle e prevenção de doenças parasitárias relacionadas aos animais. Na ocasião, também foram abordadas algumas ações sociais realizadas na cidade com o apoio da Prefeitura, como Feira de Adoção Animal, e projetos de castração popular via iniciativa privada. A conscientização sobre o abandono e o bem-estar animal também foi tema de discussão.

Diretor da ONG Patinhas da Aldeia, Vinícius Mello avaliou o encontro. “Estamos buscando esse apoio e que o Poder Público se movimente neste sentido. Uma das soluções rápidas seria a parceria público-privado, junto às empresas que se instalaram na nossa cidade, com a finalidade de se implantar esse centro com a participação da ONG no processo de gerenciamento”, disse.

Fundada oficialmente em abril de 2018, a ONG Patinhas da Aldeia é uma entidade sem fins lucrativos que atua por meio de trabalho totalmente voluntário. O órgão sobrevive de doações e parcerias com a iniciativa privada, atuando com resgate e recuperação de animais em situação de abandono, além de mobilizações sociais, como palestras e bazar filantrópico para arrecadação de recursos. No ano passado, a ONG realizou uma ação social, no Centro da cidade, que ofereceu vacinação múltipla canina voltada, prioritariamente, a animais de rua. Para mais informações ou doações, o número de contato é (22) 99264-4692.

Vale lembrar que, anualmente, o município realiza a campanha de vacinação antirrábica animal, sob organização do setor de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde. A mobilização acontece tradicionalmente no segundo semestre do ano, com a disponibilização de doses da vacina contra a raiva em todos os postos de saúde. Além disso, a sede da Vigilância Sanitária funciona como um posto permanente, promovendo a vacinação de animais durante todo o ano.