Defesa Civil reforça importância da prevenção contra o coronavírus

Defesa Civil reforça prevenção ao coronavírus
Defesa Civil aldeense realiza trabalhos de prevenção no município

Ainda que o município de São Pedro da Aldeia não tenha nenhum caso confirmado da Covid-19, adotar medidas preventivas diárias é indispensável para o controle e a prevenção ao coronavírus. Atitudes como evitar aglomerações em praias e lavar as mãos podem reduzir o contágio. É isso que reforça a Defesa Civil aldeense ao apoiar a campanha de conscientização do órgão em nível estadual, verificando espaços de aglomeração de pessoas, como mercados, comércios, igrejas e órgãos públicos, entre outros.

No momento, a prevenção é a melhor aliada no combate ao coronavírus. O hábito de lavar as mãos frequentemente, com água e sabão, por pelo menos 20 segundos pode ganhar até trilha sonora. A dica é cantar duas vezes a música que anima milhares de aniversários no país, o “Parabéns pra você”. Também é importante utilizar álcool em gel com frequência.

É recomendado proteger o nariz e a boca ao espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos; evitar ambientes com muita aglomeração e contato com pessoas contaminadas. Evite, ainda, procurar as unidades de emergência sem necessidade. Caso a pessoa apresente sinais ou sintomas similares ao Covid-19, a orientação é para ficar em casa, evitando contato com idosos, grupo de risco e locais públicos que possam gerar aglomeração.

Caso os sinais e sintomas sejam agravados, a orientação é procurar a unidade de referência mais próxima à residência do morador. Ao procurar os serviços de saúde, aguarde toda a conclusão do atendimento. Colaborar para a realização do protocolo é extremamente importante para a prevenção. A saúde coletiva é responsabilidade de todos.

A adoção dessas medidas diárias é importante para prevenir a propagação do vírus, mas também é imprescindível que a população se informe por meio de fontes confiáveis e não compartilhe boatos. Toda a rede municipal de Saúde está em contato direto com a Vigilância em Saúde e o protocolo de contingenciamento definido pelo Estado está sendo realizado. A Prefeitura de São Pedro da Aldeia atualiza diariamente o quadro municipal por meio de publicações no site oficial e nas redes sociais.

SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA

Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar desde resfriados comuns até doenças respiratórias mais graves. O novo coronavírus descoberto em dezembro de 2019 na China (SARS-CoV-2) é o agente causador da doença pelo coronavírus 2019 (Covid-19).

A maioria das pessoas, cerca de 80%, de acordo com o Ministério da Saúde, se recupera sem precisar de tratamento especial. Pessoas idosas e portadoras de certas condições crônicas como pressão alta, doenças cardiovasculares e diabetes têm um maior risco de desenvolver a forma grave.

APLICATIVO SOBRE O CORONAVÍRUS

O Ministério da Saúde desenvolveu um aplicativo com dicas de prevenção e diversas informações sobre a Covid-19, como descrição de sintomas, formas de transmissão e notícias relacionadas. A plataforma indica, ainda, as unidades de saúde mais próximas e aponta notícias falsas, popularmente conhecidas como fake news. O aplicativo está disponível para usuários dos sistemas operacionais iOS e Android. Para baixar é simples. Basta abrir a loja de aplicativos do seu celular e procurar por “Coronavírus – SUS”. O aplicativo é autoexplicativo.