Escola de Artes Municipal lança vídeo em homenagem ao Dia do Artista de Teatro

Produção audiovisual é estrelada por estudantes e instrutores de Teatro da unidade e está disponível para acesso gratuito no Youtube

O ambiente virtual serviu de palco para mais um espetáculo da Escola de Artes de São Pedro da Aldeia. O Dia do Artista de Teatro, comemorado nesta quinta-feira (19), foi tema de um vídeo estrelado por estudantes e instrutores da oficina de Teatro da unidade. A atividade, realizada em alusão à data, precisou ser adaptada ao formato on-line devido à pandemia. A produção audiovisual pode ser conferida gratuitamente no canal da Escola de Artes no Youtube (clique AQUI para acessar).

De acordo com a coordenadora artística da Escola de Artes Municipal, Anna Fernanda Corrêa, um dos objetivos foi o exercício da prática teatral. “A proposta, adaptada para o ambiente virtual, dialoga com a metodologia da Escola, que em 2021 precisou se reinventar para continuar atendendo, com arte e cultura, a comunidade aldeense. Foi uma forma que encontramos para colocar em prática e experimentar em cena o aprendizado dos alunos, desenvolvido com os instrutores, além de reforçar a importância do artista de Teatro”, destacou.

Com pouco mais de três minutos de duração, o vídeo conta com a participação dos estudantes Clara Nunes Siqueira, Izabel Vieira, Mariana Lobo, Mylena Cadimo e Rhayara Gomes, e dos instrutores Diego Vivas e Nayara Gomes. A produção é uma adaptação do texto “O Ator” (1989), de Plínio Marcos, renomado autor brasileiro, considerado referência para a história do teatro no Brasil.

Estudantes participaram da produção audiovisual comemorativa ao Dia do Artista de Teatro
Foto:
Reprodução/Youtube

Celebrado anualmente em 19 de agosto, o Dia do Artista de Teatro homenageia os profissionais que atuam em performances teatrais, tanto os atores e diretores, como também os responsáveis pela sonoplastia, iluminação e figurino – funções fundamentais para o sucesso de qualquer espetáculo teatral. No Brasil, as representações teatrais acontecem desde o século XVI e eram marcadas, inicialmente, por encenações sobre temáticas religiosas. Nessa época, esses espetáculos tinham a intenção de catequizar a população.