São Pedro da Aldeia celebra o Agosto Dourado

O mês é dedicado à promoção do aleitamento materno, considerado alimento de ouro pela Organização Mundial de Saúde

Na tarde desta quarta-feira (18), na sede do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, foi realizado o evento para celebrar o Agosto Dourado, mês dedicado a incentivar e garantir o direito e a proteção ao aleitamento materno.

A diretora do PAISMCA, Regina Araújo lembrou os benefícios para os para os recém-nascidos. “Este é o mês do incentivo à amamentação como nutriente exclusivo para as crianças até os seis meses de vida. A Organização Mundial de saúde preconiza que o aleitamento deve começar já na sala de parto, o que é conhecido como ‘Hora de Ouro’, o que aumenta em cerca de 80% a proteção do bebê contra as possíveis patologias de infância, funcionando como prevenção e aumentado a imunologia do organismo”.

Regina ressaltou ainda que a meta é sensibilizar a mãe quanto à necessidade da amamentação, além do envolvimento de toda a família. “Para isso disponibilizamos algumas informações, e dentre elas a ‘pega’ correta, que é o meio indicado para que a mulher evite quaisquer complicações na mama. E caso aconteçam problemas, as pacientes têm a possibilidade de buscar um posto mais próximo à sua residência ou então o atendimento no nosso setor.”

Estiveram presentes membros da Secretaria de Saúde, lactantes assistidas pelo projeto e estudantes de Técnicas de Enfermagem da Unienf Lagos. A iniciativa é da Secretaria de Saúde com a cooperação técnica com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé, e tem como objetivo promover a nutrição infantil através do leite materno e garantir o crescimento saudável. Participaram ainda o médico Rodrigo Fleming de Almeida e o dentista Marconi Marques da Silva.

O PAISMCA de São Pedro da Aldeia tem como uma de suas premissas a promoção e apoio ao aleitamento materno exclusivo até 6 meses e continuado até 2 anos ou mais. O programa em nossa cidade tem sede na Estrada do Porto, nº 36, centro, de 7h as 16h, de segunda a sexta-feira. O telefone de contato é o (22) 2627-6119.

O Agosto Dourado

Agosto Dourado é o mês dedicado à promoção do aleitamento materno, considerado alimento de ouro pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Amamentar é muito mais do que nutrir a criança, é um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho e está relacionado com benefícios para a saúde da mulher, criança e sociedade. Segundo estudos, o ato é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo.

A amamentação é um direito humano básico e como tal é fundamental para a manutenção da vida com bem-estar e qualidade. A recomendação atual é que a criança seja amamentada já na primeira hora de vida e por 2 anos ou mais.

Até os 6 meses de vida é recomendado o aleitamento materno exclusivo. Nenhum outro tipo de alimento necessita ser dado ao bebê enquanto estiver em amamentação exclusiva: nem líquidos, como água, água de coco, chá, suco ou outros leites; nem qualquer outro alimento, como papinha e mingau. Após os 6 meses o aleitamento deve ser mantido e a alimentação precisa ser complementada com alimentos variados.

Garantir a alimentação ao bebê nem sempre é fácil, principalmente nos primeiros dias após o nascimento e para as mães de primeira viagem. Exige paciência, informação e apoio. No entanto, a amamentação pode ser mais agradável e prazerosa se alguns problemas puderem ser evitados.

Dicas para a amamentação:

• Não dê água, chás, leites artificiais ou qualquer outro alimento antes dos 6 meses.

• O bebê deve mamar sempre que quiser. Com o tempo, ele faz seu horário.

• O bebê deve tomar todo o leite até o fim da mamada, pois tem mais gordura e o mantém saciado por mais tempo.

• A partir dos 6 meses, você deve começar a dar alimentos saudáveis, mantendo o leite materno até os 2 anos de idade ou mais.

• Não ofereça chupetas, bicos e mamadeiras, pois podem fazer com que o bebê rejeite o peito da mãe, além de causar problemas nos dentes, na fala e na respiração.

• A mãe só deve tomar algum medicamento com orientação médica.

• Bebidas alcoólicas e cigarros são proibidos.