Estrada do Alecrim começa a receber nova pavimentação

Pavimentação - Estrada do Alecrim

Serviço, executado pela Prefeitura, atende reivindicação dos moradores e melhora tráfego de veículos e qualidade de vida das pessoas

A sexta-feira (18/09) foi movimentada para Luciane Amaral, uma das diversas comerciantes do bairro Porto do Carro. De dentro do seu empreendimento, Luciane acompanhou de perto o início da nova pavimentação da Estrada do Alecrim, uma antiga reivindicação dos moradores do local. O serviço é realizado pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, em parceria com o Governo do Estado, e vai recuperar 1.354,80 metros da estrada com asfalto quente, melhorando o tráfego e a qualidade de vida da população local.

Serviço teve início nesta sexta-feira (18/09)
Foto: Ryu Rodrigues

Luciane Amaral acredita que, além dos benefícios para a população, a chegada do novo asfalto também vai impactar o dia a dia do seu comércio. “Às vezes, as pessoas deixam de vir aqui porque a estrada é ruim. Estou satisfeita com o serviço porque até o meu movimento vai melhorar. O asfalto novo significa menos poeira na rua, o que também vai melhorar a nossa qualidade de vida”, afirma.

Luciane Amaral, comerciante
Foto: Ryu Rodrigues

O serviço na Estrada do Alecrim teve início com a limpeza da rede de drenagem de águas pluviais e a fresagem do asfalto já existente no local. A etapa de trabalho seguinte envolveu a colocação de uma camada de bica corrida e da emulsão asfáltica, para melhor aderência do asfalto.

Pavimentação é feita com asfalto quente, para maior durabilidade
Foto: Ryu Rodrigues

A pavimentação está sendo feita com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), um dos tipos de revestimentos asfálticos mais utilizados nas rodovias brasileiras. Para pavimentar os 1.354,80 metros de extensão da Estrada do Alecrim, serão utilizados 638 m³ de massa asfáltica.

O serviço na Estrada do Alecrim conta com o apoio da Guarda Municipal, para ordenamento do trânsito

PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO

A recuperação de pavimentação na Estrada do Alecrim, no Porto do Carro, é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, por meio de um convênio de cooperação técnica. O fornecimento de massa asfáltica é feito pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), enquanto o município é responsável pela execução do trabalho e a mão de obra.

Nova pavimentação do local atende uma antiga reivindicação dos moradores
Foto: Ryu Rodrigues

De acordo com o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, o principal objetivo é melhorar a mobilidade dos moradores e atender aos anseios da população.  “Isso aqui estava insustentável para as pessoas transitarem. Nosso desejo era realizar esse serviço muito antes, mas não tínhamos como fazer. Através do convênio que firmamos com o Governo do Estado, nós conseguimos os recursos para pavimentar a Estrada do Alecrim. Essa obra é de suma importância para a comunidade, vem trazer dignidade para as pessoas”, enfatiza.

O secretário de Governo, Eronildes Bezerra, acompanhou o serviço desta sexta

INVESTIMENTO

A Estrada do Alecrim é uma das principais vias do Porto do Carro e dá acesso a outros bairros da cidade, como Recanto das Orquídeas, Alecrim, Retiro e Parque Arruda. A obra conta com investimento de R$504.269,61, com previsão de duração de três meses.

Parceria entre Prefeitura e Governo do Estado vai recuperar 1.354,80 metros da estrada
Foto: Ryu Rodrigues

Aos 77 anos de idade, Antônio Santos é um dos moradores que estão acompanhando de perto a pavimentação da Estrada da Alecrim. O senhor, que mora na localidade há mais de 60 anos, se mostra contente com a presença da Prefeitura no bairro. “Estou muito satisfeito e outras pessoas já comentaram comigo que também estão gostando. Esse serviço vem para melhorar nosso bairro”, destaca.

Antônio Santos acompanha de perto o serviço de pavimentação
Antônio Santos acompanha de perto o serviço