400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

Prefeitura aldeense encerra inscrições para cursos do Pronatec na sexta-feira (20)

Por Luana Macêdo em 17/09/2013
Imagem da Notícia: A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), encerram na próxima sexta-feira (20), as inscrições para cursos na área de construção civil e indústria alimentar. Os cursos de Aplicador de Revestimento Cerâmico, Montador de Painéis Elétricos, Almoxarife de Obras, Pintor de Imóveis, Negócio Certo Rural, Fruticultor e Preparador de Doces e Conservas são gratuitos e os alunos receberão auxílio transporte. Cada curso terá cerca de 20 vagas para cada qualificação. Os interessados devem se inscrever na sede do Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT), na Avenida São Pedro, s/n°, ao lado da Defesa Civil, das 9h às 17h. A previsão é de que as aulas comecem em outubro.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), encerram na próxima sexta-feira (20), as inscrições para cursos de Aplicador de Revestimento Cerâmico, Montador de Painéis Elétricos, Almoxarife de Obras, Pintor de Imóveis, Negócio Certo Rural, Fruticultor e Preparador de Doces e Conservas. As qualificações são gratuitas e os alunos receberão auxílio transporte. Cada curso terá cerca de 20 vagas disponíveis. Os interessados devem se inscrever na sede do Centro de Atendimento ao Trabalhador, na Avenida São Pedro, s/n°, ao lado da Defesa Civil, das 9h às 17h. A previsão é de que as aulas comecem em outubro.   

De acordo com o Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, as aulas são voltadas para diversos públicos.

“As aulas serão ministradas no turno da noite para que as pessoas que trabalham e estudam durante o dia também possam se qualificar. Os cursos são voltados para diversos públicos, os interessados devem se encaminhar ao CAT , portando os documentos necessários e fazer a inscrição para o curso que preferir”, afirmou Dimas.

Segue abaixo a lista de cursos abertos para inscrições e a documentação necessária:

Aplicador de Revestimento Cerâmico (SENAI)

Carga horária: 160 horas Turno: NOITE

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II

Funções: Realiza aplicação de revestimentos cerâmicos em edificações, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

 

Montador de Painéis Elétricos (SENAI)

Carga horária: 160 horas Turno: NOITE

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II

Funções: Executa operações de montagem de quadros de comandos comerciais e industriais.

Almoxarife de Obras (SENAI)

Carga horária: 160 horas Turno: NOITE

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II

Funções: Realiza processos de aquisição e controle de ferramentas e materiais de obras, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Pintor de Imóveis (SENAI)

Carga horária: 200 horas Turno: NOITE

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II

Funções: Analisa e prepara superfícies internas e externas de edificações a serem pintadas, combinando materiais. Distingue materiais para cada tipo de estrutura a ser pintada. Calcula quantidade de materiais e equipamentos a serem utilizados. Aplica tintas e materiais similares em superfícies. Realiza pinturas externas e internas em superfícies de edificações, de acordo com as normas técnicas de qualidade, saúde, higiene e segurança.

Negócio Certo Rural (SENAR)

Carga horária: 26 horas

Escolaridade Mínima: Ensino Médio (1º e 2º anos)

Funções: Gerencia propriedades rurais, de modo a torná-las eficazes e sustentáveis. O curso é destinado a jovens preferencialmente da área rural.

Fruticultor (SENAR)

Carga horária: 200 horas

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental Completo

Funções: Gerencia a atividade produtiva de frutas. Maneja a fertilidade do solo. Seleciona e/ou produz insumos (mudas, fertilizantes, defensivos, etc.) Implanta e maneja pomares com qualidade, Opera máquinas e implementos agrícolas. Segue a legislação para produção e comercialização de frutas, as normas sanitárias e os procedimentos de segurança do trabalho.

 

Preparador de Doces e Conservas (SENAR)

Carga horária: 200 horas

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II Incompleto

Funções: Prepara doces, conservas, compotas de frutas regionais e comerciais, visando o aproveitamento da produção agrícola familiar, agregação de valor e comercialização do produto.