Plano Municipal de Turismo tem prioridades definidas

A quinta reunião participativa para a elaboração do Plano Municipal de Turismo, realizada nesta segunda-feira (29), no Cine Estação, definiu prioridades, que deverão constar no documento. Durante o encontro, que reuniu representantes da Subsecretaria de Turismo, Conselho Municipal de Turismo, do governo e da sociedade civil, ficaram definidos os seis temas prioritários: Lagoa de Araruama, Serra de Sapiatiba, Centro Histórico, Calendário de Eventos, Casa da flor, e, ainda, a elaboração do perfil do turista desejado. Os seis pontos vão nortear as ações a serem executadas.

Renato Fulgoni

Durante os encontros anteriores, o grupo que elaborou a minuta do Plano, já havia definido 12 metas, que deverão ser cumpridas em curto, médio e longo prazo. Seis delas foram classificadas como de curto prazo e deverão ser iniciadas logo que o Plano passar por votação e aprovação na Câmara Municipal de Vereadores.

A apresentação das metas do Plano Municipal de Turismo, foi feita pelo assessor especial, Geraldo Ferreira, que definiu também que, entre a seis prioridades, a Lagoa de Araruama é o tema que demanda ações mais urgentes.

“Necessitamos de outros atores para interagir nessa questão, mas o resgate do Turismo em São Pedro da Aldeia passa pela recuperação de nossa maior atração”, afirmou Geraldo.

De acordo com o subsecretário de Turismo, Luiz Carlos Rocha, o atual estado da lagoa não impede que algumas ações estabelecidas no plano, sejam realizadas.

“Na verdade, tudo está interligado; uma ação complementa a outra e desejamos que a lagoa esteja sempre em bom estado de balneabilidade. Mas isso não impede que, por exemplo, realizemos as duas regatas anuais previstas no plano. Temos a segunda melhor raia do planeta para a prática de esportes náuticos e isso já pode ser iniciado”, afirmou.