Prazo para alistamento militar obrigatório é prorrogado

Devido ao cenário de pandemia do coronavírus, o prazo para realização do alistamento militar obrigatório foi prorrogado até o dia 30 de setembro. O alistamento deve ser feito on-line, no site https://www.alistamento.eb.mil.br/, por todos os cidadãos do sexo masculino que completam 18 anos de idade até 31 de dezembro de 2020. O endereço é válido para o alistamento da Aeronáutica, do Exército e da Marinha. A prorrogação foi feita pelo Governo Federal.

Além da plataforma digital, a Junta Militar de São Pedro da Aldeia também realiza, presencialmente, o alistamento para a Marinha do Brasil. Essa inscrição presencial, no entanto, é indicada para aqueles que não possuem acesso à internet.

Junta Militar de São Pedro da Aldeia.
A Junta Militar aldeense está localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, próximo à sede da Guarda Municipal, no centro da cidade
Foto: Renato Fulgoni

No ato do alistamento, é necessário apresentar certidão de nascimento original, CPF, documento de identidade e comprovante de residência (contas de água, luz ou telefone) com endereço de São Pedro da Aldeia, em nome dos pais ou avós.

Em cumprimento às medidas preventivas para combate do coronavírus, que buscam, entre outras questões, evitar aglomerações, o espaço está funcionando em horário reduzido, das 9h às 14h. O agendamento pode ser feito diretamente com a auxiliar de secretária, Fabiana Costa, nos números 22 99268 9456 (ligações) e 22 99867 1344 (WhatsApp).

Prazo para alistamento militar obrigatório é prorrogado.
Serviço Militar | Reprodução

A prorrogação do alistamento militar obrigatório é exclusivo para o ano de 2020. Quem não se alistar dentro do período estipulado deverá pagar uma multa para regularizar sua situação e terá dificuldades em obter outros documentos pessoais necessários, como passaportes. O não cumprimento das obrigações militares também impede de assumir cargos públicos, mesmo se aprovado em concursos, e matrículas no Ensino Superior, entre outros.