400 anos de são pedro da aldeia

É Tempo de Viver Bem

A Internet faz cada vez mais parte da rotina das pessoas e muitas são as tarefas que realizamos cotidianas. Devido ao crescente número de dispositivos e pessoas conectadas, os serviços estão migrando também para o “Online”, e não é diferente com os órgãos Públicos, não é difícil encontrar prefeituras que oferecem grande parte dos seus serviços através de sistemas, que podem ser acessados através de seus portais municipais.

Quanto mais nós migramos para os meios digitais, mais aumentam as fraudes e ações de pessoas mal-intencionadas, querendo danificar dispositivos, roubar informações pessoais e inúmeras outras atividades que prejudicam a sua navegação e integridade dos dados.

No caso de portais municipais, apesar de ser um pouco mais difícil, você poderá se deparar com páginas de governo que foram clonadas, invadidas e até derrubadas, deixando de funcionar e atender a população.

É sempre importante ter alguns cuidados que ajudarão você a não ser enganado por informações falsas que circulam na internet usando nomes de órgãos públicos e que muitas pessoas caem.

Veja a seguir cinco dicas que te ajudarão a navegar em portais municipais e evitarão que você seja enganado por ações de hackers.

1 – Desconfie dos e-mails

Tenha sempre muito cuidado com e-mails que você recebe de órgãos públicos, solicitando pagamentos em atraso, pedindo pagamentos de taxas, solicitando informações cadastrais suas, entre outras. Não é comum que órgãos públicos enviem notificações por e-mail, principalmente se o usuário não solicitou. Caso haja dúvida, ligue para os contatos oficiais e tire a sua dúvida, não clique em nenhum link antes de confirmar com o próprio órgão.

2 – Atenção nas Redes Sociais

A grande maioria das pessoas possuem uma conta nas Redes Sociais e assim como acontece com os e-mails e sites, muitas pessoas mal-intencionadas estão nessas redes, é bem comum ver blogs disseminando boatos e informações falsas sobre campanhas do governo, ações públicas e etc. O Problema que boa parte dos usuários curtem e compartilham essas informações ajudando ainda mais na disseminação da informação e ajudando no aumento de pessoas prejudicadas. Para não cair nesse tipo de situação é importante verificar nas páginas oficiais do órgão se a informação procede ou não, validar o link que é exibido na postagem compartilhada.

3 - Cuidado ao acessar serviços em locais Públicos.

Não são todos os usuários que possuem acesso ao computador para acessar sistemas e serviços do governo, por isso muitas vezes precisam fazer o uso de locais públicos, como Lan Houses e outros para poder ter acesso às informações, porém tudo que é necessário utilizar login e senha, você deve ficar um pouco mais atento.

Toda vez que precisar acessar serviços, e-mails e outros, em locais públicos, é sempre importante observar o link do site que está abrindo, pois por ele você consegue identificar ou desconfiar se é uma fraude ou não. Por exemplo, você abriu um site e percebeu que o link de acesso dele está bem diferente ou nada tem a ver com o site e seu conteúdo, ali já deve desconfiar e não colocar os seus dados, pois o site pode ter sido clonado.

Uma outra maneira de garantir a sua segurança é abrir o site que possui o serviço que deseja, em uma aba anônima, pois com esse recurso seus dados serão fáceis de serem rastreados.

4 - Cuidado com solicitações de instalações de apps e programas

Ao entrar em algum site ou app, fique atento, pois você pode ser solicitado a instalar algum programa, app ou complemento para que algum recuso funcione, isso realmente pode acontecer dependendo do site, mas fique atento pois algum deles podem ser malwares, então como falamos anteriormente, verifique sempre o link para onde você está sendo direcionado.

5 – Observe o endereço que está acessando

Como citamos anteriormente algumas páginas podem ser clonadas sem o usuário perceber. Nessa página clonada as pessoas acabam inserindo dados importantes de login, dados pessoais que são capturados facilmente pelos Hackers.

Para não cair nesse tipo de fraude observe sempre o domínio que está entrando, passe o mouse em links e confira na barra de status do seu navegador se o link está vinculado ao domínio que está sendo exibido na barra de navegação, caso tenha dúvida entre em contato com órgão e não caia em fraudes.

Tenha um bom antivírus para celular e computador

Bem nós falamos de algumas dicas, que abordam mais os cuidados que o usuário deve ter na internet, porém a segurança na Internet depende sim do usuário, mas também de ferramentas que protegem e detectam ameaças à segurança do dispositivo.

O risco tem aumentado bastante pois existe um grande número de smartphones no mercado e cada vez mais as pessoas estão executando tarefas no celular que antes eram executadas pelo computador, como por exemplo pagar contas por apps de banco. O Android é o sistema que possui mais ameaças por ser a plataforma que possui mais dispositivos em funcionamento. Por isso é extremamente importante ter um antivírus no celular. Existem alguns bons artigos na Internet, que demonstram diversos tipos de antivírus e como remover vírus do computador e celular, encontramos esse artigo que explica de maneira bem completa como remover vírus do celular Android, aproveite a dica e fique protegido.