Solenidade em São Pedro da Aldeia encerra Projeto Defesinha 2020

Alunos, familiares, apoiadores e autoridades se reuniram nesta quinta-feira (31) para a cerimônia de formatura do Projeto Defesinha – Verão 2020. A solenidade de encerramento foi realizada na quadra poliesportiva da Escola M. Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães e proporcionou uma manhã recheada de emoção e agradecimentos. Cerca de 300 alunos e 40 monitores voluntários participaram do projeto educacional realizado pela Prefeitura aldeense, por meio da Defesa Civil.

Participantes reunidos para a formatura
Foto: Renato Fulgoni

A mesa de solenidade foi composta pelo secretário de Governo, Eronildes Bezerra; o coordenador-geral da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, Marcus Dothavio; o representante do Governo do Estado, Gomes Filho; o coordenador da Defesa Civil do município de Quissamã, Marcos Alves; o presidente do Conselho Tutelar, Victor Chaves; o vereador Ronaldo Linhares e a gerente do supermercado Costazul, grande apoiador do projeto, Cristina Buarque.

Secretário Eronildes e coordenador Dothavio na entrega de certificados
Foto: Renato Fulgoni

Para o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, a palavra que marcou o dia foi gratidão. “Agradeço a todos que contribuíram para o projeto acontecer e também aos pais por confiarem o que têm de mais precioso a nós. O prefeito de São Pedro da Aldeia fica muito honrado pela presença dessas crianças e eu, particularmente, fico muito feliz em ver que temos profissionais tão dedicados e famílias tão participativas”, afirmou.

A solenidade marcou um momento de confraternização entre alunos e monitores
Foto: Renato Fulgoni

A solenidade de encerramento do Projeto Defesinha teve início com a entrega de certificados para 12 alunos, que foram sorteados para representar os pelotões “Defesinha” (04 a 06 anos de idade), “Defensores” (07 a 10 anos) e “Protetores” (11 a 14 anos). Todos os integrantes foram agraciados com a certificação ao final do evento. Os parceiros que apoiaram a realização do projeto também receberam certificados.

Representante do Governo do Estado, Gomes Filho, na entrega de certificados
Foto: Renato Fulgoni

Após a entrega, foi a vez do juramento dos alunos, momento em que os participantes prometeram cumprir todos os ensinamentos, respeitar o próximo, cuidar da natureza, serem cidadãos conscientes e amar a cidade.

Juramento dos alunos
Foto: Renato Fulgoni

“O sentimento é de dever cumprido; foi a 12ª edição do Defesinha e esse ano foi diferente dos outros, pois houve uma cooperação dos pais, colaboradores, iniciativa privada e poder público para executar o projeto. Ficamos felizes porque o resultado é muito positivo, tenho certeza que plantamos uma sementinha no coração de cada criança e que eles vão ser multiplicadores desse conhecimento, serão cidadãos do bem e esse é o maior legado que vamos deixar para esses jovens”, declarou o coordenador-geral da Defesa Civil, Marcus Dothavio.

Coordenador Dothavio na entrega de certificados
Foto: Renato Fulgoni

Na oportunidade, foram feitas homenagens a monitores e a mães que acompanharam seus filhos durante as atividades. O monitor Gilson Azevedo puxou o coro de um novo grito de guerra do Defesinha. Houve, ainda, a apresentação do Coral Defesinha, que encantou o público presente; o representante do Governo do Estado, Gomes Filhos, surpreendeu a todos com uma versão da música “Criança Feliz”.

Integrantes do Coral Defesinha
Foto: Renato Fulgoni

A grande interação dos pais com o projeto também foi destaque na cerimônia. Moradora de São Pedro da Aldeia há quatro meses, a mãe Lia Silva falou sobre a iniciativa. “Meu filho, que tem 04 anos, chegava da atividade sempre comentando e animado. Fiquei muito emocionada e admirada com o cuidado, a iniciativa é muito bonita, o pensar no próximo, no futuro e nos cuidados com a natureza; participei de alguns eventos com eles e essa abertura que eles dão para os pais também participarem é muito boa”, disse.

Homenagem à mãe de aluno
Foto: Renato Fulgoni

Ao final da cerimônia, o público que prestigiou o evento participou de uma confraternização com direito a lanches e refrigerante. No espaço, houve a oportunidade de fazer um teste de visão com a ótica parceira do projeto; um curso de idiomas da cidade, também parceiro, separou 15 kits escolares para sorteio.

Mãe e filho homenageados
Foto: Renato Fulgoni

Direcionado a crianças e adolescentes com idade entre 04 e 14 anos, incluindo alunos com necessidades especiais, o projeto Defesinha – Verão 2020 encerrou mais uma edição com chave de ouro.