1º Encontro Azul de Conscientização do Autismo

Encerramento do evento abordou a importância da alimentação, desenho universal, educação e saúde no tratamento do TEA

O 1º Encontro Azul de Conscientização do Autismo fez parte da Semana do Autismo. O encontro foi idealizado e organizado pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde e contou com apoio de voluntários da coordenação de enfermagem e vigilância em saúde que compuseram a comissão organizadora.

Na tarde desta quinta-feira (28), Rosemary Calazans, Luciana Oliveira, Kátia Marques e Carlos Magno compuseram a mesa de abertura. O médico Carlos falou da importância da família no tratamento da criança com TEA, sendo esta o principal ponto de apoio para melhoria no desenvolvimento deste indivíduo.

A nutricionista Delisete Monteiro abordou os aspectos nutricionais que impactam a vida das pessoas com autismo, destacando a importância do acompanhamento nutricional para melhoria da qualidade de vida.

O encerramento foi feito por Thalisia dos Santos, coordenadora do NEPS, que trouxe reflexões a respeito do Desenho Universal, Educação e Saúde, destacando a importância dos profissionais da saúde e educação adequarem suas ações para atendimento integral a todos os indivíduos. “Um evento desta proporção é um marco muito importante para o Núcleo de Educação Permanente em Saúde do município, que tem se colocado como entidade fomentadora de espaços de discussões e reflexões com os profissionais da saúde. Destaco o notório comprometimento da Secretaria de Saúde, de Educação e de Assistência Social e Direitos humanos como disseminadores de práticas inclusivas e que em conjunto momentos como este ajudarão ainda mais a fortalecer a rede pública no atendimento integral e especializado às pessoas com TEA,” ressaltou Thalísia.

Imagem: PMSPA

O evento foi transmitido pelo canal da Câmara Municipal (TV CMSPA), na plataforma Youtube, ficando disponível para toda a comunidade que desejar conhecer mais sobre o tema. A Semana de Conscientização do Autismo vai ser encerrada neste sábado (30), com um evento realizado na Praça da Matriz de São Pedro, a partir das 9 horas. Várias secretarias municipais, iniciativa privada e a vereadora Mislene, criadora da Semana, se uniram para levar informação e entretenimento para pessoas com TEA e seus familiares. A população está convidada a conhecer um pouco mais a respeito do autismo.