1º Evento Ação Saúde Pet é sucesso em São Pedro da Aldeia

Mais de mil doses de vacina antirrábica foram aplicadas durante o evento

O 1º Evento Ação Saúde Pet, promovido pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia no sábado (27/05), lotou a Praça da Matriz com centenas de amantes de cães e gatos, que compareceram ao local em busca de serviços, dicas e orientações para seus animaizinhos. Durante o evento, foram aplicadas 1.025 doses de vacina antirrábica, feitos 1.287 cortes de unha e 1.115 limpezas de ouvido. Quem compareceu ao evento também recebeu orientações sobre castração, alimentação e cuidados diários para seus pets.

A ação foi aberta pelo prefeito Fábio do Pastel, que acompanhou de perto as atividades do dia. O 1º Ação Saúde Pet foi idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde e contou com a parceria das Secretarias Municipais de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, de Segurança e Ordem Pública e de Educação, além do apoio direto da ONG Casa dos Direitos da Baixada (CDB).

A coordenadora do Bem-estar Animal de São Pedro da Aldeia, Briza Canuto, falou sobre a iniciativa. “Nosso evento tem como objetivo proporcionar melhor qualidade de vida aos animais, através de serviços como vacinação, orientações veterinárias, cortes de unha e limpeza de ouvido. Nossa pretensão é que outros bairros também recebam a ação”, destacou.

A fundadora da ONG CDB, Angélica Oliveira, falou sobre a parceria no evento. “Nosso trabalho é 100% voluntário e pedimos essa parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, na figura da Secretária Maria Márcia e da Vigilância em Saúde. Ofertamos hoje cortes de unha, limpeza de ouvido, orientação veterinária, entre outros serviços gratuitos para a população. Essa ação de hoje é pioneira no município e a pretensão é passar por diversos bairros para atender o máximo possível de pets”, disse.

Um dos momentos mais marcantes do evento foi o anúncio de uma adoção responsável do cãozinho Ozy, que estava em recuperação. O casal Rosangela e Wellington Almeida, do bairro Fluminense, falaram sobre este ato de amor. “Temos dois filhos pequenos e nossa decisão de adotar um animal vem acompanhada de toda a responsabilidade de saber que, além de proporcionar carinho e amor, nós poderíamos dar todo o recurso necessário para que o animal tenha uma boa vida com nossa família, pois agora é o mais novo membro”, contaram.

Além dos serviços, quem compareceu ao Centro também recebeu dicas do adestrador Valdecir sobre como observar e melhorar o comportamento dos cães. Houve, ainda, sorteio de brindes, ofertados pelo comércio local.

A moradora do Porto do Carro, Lilian Carvalhaes, levou a cachorra Lola para se vacinar e participar do evento. “Essa iniciativa é muito importante pelo fato de mostrar muito amor e carinho pelos nossos animais de estimação, porque as pessoas muitas vezes encaram os pets como meros animais, mas eles são membros da nossa família”, comentou.

Já a pet Wendy, do Poço Fundo, foi acompanhada de seu dono Guilherme Leite dos Santos, que comentou a iniciativa. “Ação top, bem organizada. Parabéns a todos”, disse.

O casal Renata Santiago e Douglas Monteiro também aproveitarou a oportunidade para buscar serviços às suas cadelas, Atena, Laica e Kiara. “Viemos atualizar a vacinação delas, fazer a limpeza de ouvidos, escutar as orientações e aproveitar todos os serviços disponíveis. Achei a ação maravilhosa! É muito importante focar nesta parte do cuidado com o animal, porque a gente acaba se preocupando muito com o ser humano e o animal acaba ficando de lado”, ressaltou Renata.

O 1º Evento Ação Saúde Pet também contou com a colaboração da M Fernandes, SS Representações, Deck Minas, Banho e Tosa Vida Animal, Aldeia dos Pets Agropecuária, Nutrimais Agropecuária, Consultório Apaixonados Por Quatro Patas, Veterinária Porto do Carro, Zeca`s Agropecuária, Georgia Ayres, Vita Vet, além de protetores de animais do município.