2ª Ação em Saúde movimenta Quilombo de São Pedro da Aldeia

Evento também celebrou o Dia da Mulher Negra e Caribenha

O sábado (30/07) foi especial na Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, no bairro Botafogo. As Secretarias de Saúde, Cultura e de Educação realizaram uma manhã de serviços e eventos para os moradores da localidade, com objetivo de promover a equidade em saúde e estabelecer ações de cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção de doenças. A ação também celebrou o Dia da Mulher Negra e Caribenha e reforçou movimentos culturais da população quilombola de São Pedro da Aldeia.

A diretora da Vigilância em Saúde, Tatiana Leal de Oliveira, falou sobre a iniciativa. “O evento é em prol da saúde da comunidade quilombola, com avaliação nutricional, testagem rápida de Covid-19, vacinas, serviços de assistência social e orientações de saúde bucal, visando a proximidade com a população”, explicou.

A aldeense Daiane da Silva Augusto participou do evento ao lado da filha. “Eu vim procurar os serviços de assistência social e nutrição. Acho muito importante esse evento, pois nem todo lugar oferece esse tipo de serviço e nem considera a presença da mulher negra na cultura. Eu me casei com um descendente de quilombola e estou me inserindo e aprendendo sobre a cultura da família”, declarou.

O senhor Alvérico Américo da Silva também esteve no local. “Eu aproveitei para verificar a pressão arterial, medir a glicose e tomar a dose da vacina contra a gripe. Achei o evento bem interessante, pois em um só momento você tem acesso a diversos atendimentos, que talvez não tivesse em outra oportunidade. Está sendo bem prático e bem útil”, afirmou.

Além dos serviços de saúde, quem passou pela escola também pôde assistir a uma apresentação de roda de capoeira, feita pelo grupo Tempestade, ao Ballet Municipal e participar de teatro lambe-lambe, com Cleise Campos. Representantes do Grupo de Escoteiros de São Pedro da Aldeia (GESPA) também colaboraram com o evento, como voluntários.

O secretário de Cultura, Thiago Marques, falou sobre a programação preparada pela pasta. “Estamos bem animados, com roda de capoeira, ballet, apresentação de música e aulão de samba. É um trabalho cultural bem variado. Ficamos muito felizes com o convite para participar de um evento no Quilombo de São Pedro da Aldeia, que tem uma importância histórico-cultural muito rica e de relevância à nossa cidade”, ressaltou.

Em nome da população local, o presidente da Associação de Moradores, Roberto dos Santos, conhecido como Robertão, fez um agradecimento aos organizadores. “Eu quero agradecer a todos pelo evento, de grande valia à toda a comunidade, que está radiante. Nós esperamos que esse seja apenas um de muitos outros projetos aqui dentro do bairro, porque nós precisamos. Tenho plena certeza que nosso governo vai dar maior atenção a nós, não que estejamos abandonados, mas precisamos de um olhar diferenciado e, aos poucos, vamos chegando ao objetivo desejado. Em nome dessa comunidade me sinto muito grato pelo olhar àquelas pessoas menos favorecidas”, destacou.