3ª Conferência Municipal de Cultura começa nesta terça-feira (19)

Evento será realizado de forma 100% on-line, via Sympla Streaming

Nesta terça-feira (19), às 18h, terá início a 3ª Conferência Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia. Este ano, devido à pandemia, o evento acontecerá de forma 100% on-line, via plataforma Sympla Streaming, e segue até quinta-feira (21). Qualquer pessoa a partir de 16 anos pode participar como observador, mas para ter direito à voz e voto é necessário preencher, além do formulário de inscrição, o Cadastro Municipal de Cultura, disponível na página da Secretaria Adjunta de Cultura. A inscrição pode ser feita durante o evento, até quarta-feira (20).

Clique AQUI para acessar o formulário de inscrição e AQUI para preencher o Mapeamento Cultural.

Nesta edição, o tema é “Desafios da reestruturação do Sistema Municipal de Cultura e perspectivas futuras”, e tem como objetivo avaliar, debater e propor políticas públicas nos setores de arte e cultura. Um dos destaques da programação é a eleição dos representantes da sociedade civil ao Conselho Municipal de Política Cultural, marcada para acontecer na quinta-feira (21), último dia da Conferência.

Para o secretário adjunto de Cultura, Thiago Marques, é fundamental que os cidadãos, artistas e agentes culturais do município participem das discussões. “As inscrições para participantes ficarão abertas até esta quarta-feira e a gente quer contar com a participação de todos na construção de políticas públicas e nos processos de tomada de decisão, para auxiliar o Poder Público a traçar metas e a pensar o planejamento da gestão da Cultura para os próximos anos. Teremos discussões e reflexões muito relevantes para o setor, além da eleição dos representantes da sociedade civil que irão integrar o Conselho Municipal de Política Cultural”, disse.

A realização do evento também é resultado do empenho da atual gestão em cumprir com a Lei Municipal nº 2.527/2014, que trata, dentre outros aspectos, da coordenação e convocação para a Conferência Municipal e da operacionalização das atividades do Conselho Municipal de Política Cultural. “Desde que assumimos, nossa grande preocupação tem sido em reestruturar o Sistema Municipal de Cultura e fazer com que todos os seus elementos constitutivos, como o Conselho, estejam em pleno funcionamento”, ressaltou a diretora municipal de Produção Cultural, Maria Carolina Gouvêa.

O link para acesso à transmissão da Conferência no Sympla Streaming será enviado por e-mail aos participantes inscritos. Para acessar o Sympla, é necessário baixar e instalar o Zoom no dispositivo (computador ou smartphone). Também é possível acessar a videoconferência diretamente pelo site www.sympla.com.br, na aba Ingressos. Neste caso, basta criar uma conta ou fazer login, caso já tenha uma.

Confira a programação completa da 3ª Conferência Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia:

Terça-feira (19/10):

Credenciamento – 18h às 21h
Abertura da mesa – 18h
Composição da mesa diretora – 18h30
Leitura e aprovação do Regimento Interno – 19h
Apresentação do relatório do Sistema Municipal de Cultura – 19h30
Apresentação do relatório do Plano Municipal de Cultura – 20h
Apresentação do relatório da Lei Aldir Blanc – 20h30

Quarta-feira (20/10):

Credenciamento – 18h às 21h
Encaminhamento dos Grupos de Trabalho para os eixos temáticos (18h):

• CULTURA E EDUCAÇÃO;
  • GESTÃO CULTURAL;
  • DIREITO À CULTURA E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO;
  • REESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS;
  • SISTEMA DE PRESERVAÇÃO AO PATRIMÔNIO CULTURAL.

Quinta-feira (21/10):
Relatórios dos grupos de trabalho – 18h
Eleição dos conselheiros da sociedade civil ao Conselho Municipal de Política Cultural – 19h
Eleição dos conselheiros das cadeiras inclusivas e LGBTQIA+ – 20h30
Plenária final – Homologação do Conselho Municipal de Cultura – 21h