A Secretaria de Turismo de São Pedro da Aldeia irá realizar a terceira edição do projeto “Seja Legal: Preservar é Fundamental” neste sábado (24/05). Desta vez, a ação será na Serra de Sapiatiba, localizada no bairro Balneário. A iniciativa, que conta com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente e Pesca e de Serviços Públicos, tem como objetivo fomentar o ecoturismo e a conscientização ambiental, por meio da limpeza dos pontos turísticos naturais da cidade e a prática de exercícios físicos. Os interessados em participar devem se inscrever por meio do formulário on-line. Clique aqui para acessá-lo.
O secretário de Turismo e Eventos, Rodolfo Jotha, ressaltou o sucesso da iniciativa no município. “Acreditamos que essa ideia só tem a somar para nossa cidade. Realizamos a primeira edição na Trilha dos Cardeiros e foi melhor do que a gente imaginava. Também levamos a iniciativa para a Ilha do Boi e foi um sucesso de participantes e de lixo coletado. Desta vez, convido a todos para participarem de mais uma edição deste projeto tão importante, na Serra de Sapiatiba, um dos lugares de maior relevância turística para São Pedro da Aldeia”, disse.
A concentração será no início da trilha, às 8h. Os interessados devem comparecer ao local com roupas leves, filtro solar e água para uso pessoal. O percurso de aproximadamente 3,8km não é recomendado para menores de 12 anos. Menores de 18 anos só podem participar acompanhados de adulto responsável.
Para garantir o sucesso da 3ª edição do Projeto Seja Legal, a equipe da Secretaria de Turismo, juntamente com o INEA e a Secretaria de Serviços Públicos, esteve no local nesta terça-feira (20/05) para a colocação de placas informativas sobrea flora da Serra de Sapiatiba. Essa ação visa conscientizar os participantes sobre a importância da preservação do meio ambiente e promover a educação ambiental.
O Projeto Seja Legal também conta com o apoio de instituições como o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Geoparque Costões e Lagunas, GESPA (Escoteiros de São Pedro da Aldeia), Polícia Ambiental e Rede Trilhas.