O incentivo à qualidade do pescado tem sido destaque na atual gestão da Prefeitura de São Pedro da Aldeia. Mantendo o compromisso de oferecer apoio na pesca artesanal local, a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca levou, nesta segunda-feira (18/12), o Curso de Noções Básicas de Higienização e Boas Práticas de Manipulação de Alimentos a 29 funcionários da banca Central do Camarão, que atua no Mercado do Peixe, após solicitação do empreendimento. Com a iniciativa, o pescado recebe uma certificação a mais de qualidade e segurança para o consumo. Todos os participantes irão receber certificado.
As orientações foram ministradas pelo extensionista e médico veterinário Carlos Eduardo de Freitas Guimarães Filho, da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). O workshop teve duração de cinco horas entre conceitos teóricos e aplicações práticas. As aulas foram conduzidas na Escola Municipal José Guimarães, localizada no bairro Porto da Aldeia.
O secretário adjunto de Meio Ambiente e Pesca, Breno Bento dos Santos, acompanhou as instruções e destacou a relevância da iniciativa. “Estar atualizado com os cuidados necessários ao manipular o pescado é primordial para que se tenha um produto de qualidade. Nós estamos falando dos pescados em geral, de peixes , crustáceos e moluscos. Observamos uma tendência cada vez maior dos consumidores se informarem e buscarem estabelecimentos que cumprem regras básicas de higienização e manipulação do produto a ser consumido. Logo, o curso foi muito importante para todos que estiveram presentes”, relatou.
A qualificação foi realizada por meio de um termo de cooperação técnica com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). A capacitação foi solicitada pela banca Central do Camarão e atendida pela parceria da Prefeitura com a Fiperj. O curso contou, também, com a parceria com a Secretaria de Educação, que cedeu o local para as aulas.