Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos lembra Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) está inserida na luta pelos direitos do público LGBTI. Trabalhando neste sentido, a pasta não poderia deixar de lembrar o dia Nacional da Visibilidade Lésbica, celebrado neste 29 de agosto. Vale ressaltar que a SASDH possui uma Coordenadoria de Políticas Públicas LGBTI, que acompanha as violações de direitos, em uma ação conjunta com o Centro de Cidadania LGBTI da Baixada Litorânea. O Centro, que conta com atendimento psicológico e jurídico, funciona em São Pedro da Aldeia, e é fruto da parceria entre Prefeitura aldeense e o Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O dia 29 de agosto foi escolhido para marcar a Visibilidade Lésbica por causa do 1º Seminário Nacional de Lésbicasque aconteceu em 1996. O evento foi organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (COLERJ), grupo existente na época; o tema foi “Visibilidade, Saúde e Organização”, e abordou a sexualidade, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/AIDS e trabalho e cidadania. Por causa do importante marco para a história e dos avanços de direitos das mulheres lésbicas, após a realização do evento, este foi o dia escolhido para representar a importância do combate à lesbofobia.