Os alunos da Escola Municipalizada Elízio da Costa Moreira, localizada no bairro Três Vendas, zona rural de São Pedro da Aldeia, participaram de uma programação especial durante esta sexta-feira (13). Acompanhados da diretora da unidade escolar, Roberta Lopes, e das professoras da turma, os estudantes foram surpreendidos por um espaço todo decorado dentro da sede da Secretaria de Educação.
O espaço lúdico promoveu um momento de confraternização. Após o lanche, os alunos assistiram ao filme “Os Incríveis 2”, dentro da programação do “Cine em Cena”, que é similar a um cinema convencional, onde a sala possui 225 lugares, cadeiras com encosto e assentos com almofadas, ar condicionado, tela de 26m2, sistema de som 5.1 e projeção digital 2D e 3D.
A diretora da unidade escolar, Roberta Lopes, agradeceu por todo o carinho e dedicação. “Foi um momento épico na vida desses alunos. Culturalmente está sendo muito gratificante, está somando muito na vida de cada um deles. É de um valor imensurável e estou muito satisfeita com todo esse carinho que estamos recebendo. É uma felicidade que está me constrangendo, pois superou as minhas expectativas. Estou agradecida e os alunos também”, afirmou.
Depois da sessão de filme, eles participaram de uma atividade diferenciada na sede da SEMED, onde puderam ouvir e interagir com contações de histórias, além de participarem de brincadeiras, promovidas pela conselheira tutelar, Adriana Amarantes e a aluna da Escola de Artes Municipal, Ana Débora Tiburcio, e um almoço especial.
Durante a parte da tarde, os alunos fizeram um circuito pelos monumentos históricos de São Pedro da Aldeia, conhecendo a história da fundação da cidade. O passeio foi guiado pelo coordenador de Educação do Campo, Ubirajara Ramos. As coordenadoras de Educação Infantil, Lediane Gastantes e Alessandra Barbosa, também participaram da iniciativa.
O coordenador do Campo, Ubirajara Ramos, falou sobre a programação. “As pessoas querem conhecer lugares de fora e às vezes não conhecem a própria história da cidade onde vivem. O passeio foi importante para esses alunos terem o conhecimento sobre a fundação de São Pedro da Aldeia, sobre seus habitantes, o motivo do nome que a cidade leva, sobre a história do canhão, dos índios. A ideia é promover essa ação com os estudantes de todas as unidades escolares aldeenses”, explicou.
O circuito promoveu visitas ao Coreto, Monumento dos Índios, à Biblioteca Municipal, Igreja Jesuíta, Cemitério da Irmandade, Igreja de São Pedro, Praça do Canhão, ao obelisco com as datas de fundação, à Casa dos Azulejos e à antiga Estação Ferroviária.
De acordo com o aluno do 2º ano, Samuel Gomes, o dia foi muito legal. “Eu gostei desse passeio porque conheci vários pontos turísticos, fiz um monte de coisas, fui ao cinema. Conheci o Tio Bira, vi coisas que nunca tinha visto, como o cemitério da cidade, ouvi a história da princesa Isabel. Tudo foi muito bacana”, comentou.