A Prefeitura de São Pedro da Aldeia segue avançado na construção do Museu do Sal. O trabalho no local envolve a preparação e concretagem do espelho d’água, que ficará na entrada do espaço, o nivelamento da parte externa, pintura e instalação hidráulica. Os serviços de execução da fossa filtro e sumidouro e a instalação das caixas de inspeção de gordura já foram concluídos.
O museu aldeense irá reunir a memória histórica do trabalho em salinas, que foi uma das principais atividades econômicas do município e da Região dos Lagos por muito tempo.
O projeto contempla duas salas de exposição (Salinas e Senzala), sala de administração e manutenção do acervo, copa de apoio, recepção e loja. Haverá, ainda, cafeteria, banheiros com acessibilidade, área de lazer com bicicletários, bancos, deck de madeira e moinhos, além de rampas e piso tátil para deficientes visuais e pessoas com baixa visão.
“Esse museu é mais uma grande conquista do nosso município, ele representa um resgate da história de toda a região, não só de São Pedro da Aldeia, e do trabalho salineiro. O museu é a união de cultura, turismo e educação; é com muita satisfação que realizamos essa obra”, comentou o prefeito Cláudio Chumbinho.
O casarão, que será a sede do museu, passou por revitalização e recebeu intervenções como restauração, colocação de telhas, construção de paredes e retirada do emboço original, entre outras. A secretária de Urbanismo e Habitação, Liane Martins, e os fiscais da obra acompanharam as intervenções no local na última semana.
O espaço está localizado na Rodovia RJ-106, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. O Museu do Sal terá como missão resgatar, preservar e divulgar o patrimônio material e imaterial relativo ao trabalho em salinas na cidade. A iniciativa é fruto de um convênio entre a Prefeitura da cidade e o Ministério do Turismo.