Os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Vidal de Negreiros, localizada no bairro Alecrim, participaram de um Café Literário que homenageou o escritor brasileiro Machado de Assis. A atividade foi conduzida pelos professores de Língua Portuguesa, Veronica de Araújo, Jandiara Rangel, Adriana e Lorraine dos Santos, com o auxílio das professoras de História, Silvia Rohem e Marilena Leite e de Ciências, Letícia Menezes.
O Café Literário Machado de Assis já faz parte do Projeto Político Pedagógico da unidade escolar, que tem o objetivo de motivar os alunos à leitura e escrita, além fazer com que eles conheçam grandes escritores brasileiros. Neste ano, o homenageado foi Machado de Assis, escritor negro, de origem humilde.
A professora de Língua Portuguesa, Veronica de Araújo, falou sobre o projeto. “O Café Literário foi muito importante, pois tratou a vida do autor, não só os aspectos biográficos e bibliográficos, mas também da sua vida, história e dos livros. Foi um projeto bem legal e proveitoso. Com a realização das atividades, os alunos se integraram e empenharam mais”, informou.
A atividade também faz parte do projeto “Você pode ser e fazer diferente”, que tem como proposta melhorar a autoestima dos estudantes. A iniciativa já promoveu palestras de psicólogas, de massoterapeuta esportivo e ex-aluno da escola, do secretário de Educação, Alessandro Teixeira, além de visitas externas.
A supervisora Pedagógica, Jana Branco, falou sobre a atividade. “Sempre dentro do nosso projeto pedagógico ‘Você Pode ser e Fazer Diferente’, os alunos podem ter acesso e conhecimento a personalidades negras, que possuem profissões diferentes das que eles conhecem”, disse.