A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia está intensificando a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPI) aos profissionais de saúde dos postos municipais. Todas as unidades da rede Atenção Básica estão recebendo um kit com os materiais para atendimento de pacientes com quadro similar ao COVID-19. Ao todo, São Pedro da Aldeia conta com 25 unidades de saúde distribuídas em seu território. Até o momento a cidade registrou dezesseis casos de coronavírus, com a confirmação de dois óbitos.
Em todas as unidades os profissionais estão recebendo um kit com máscaras, álcool gel, álcool líquido, papel toalha, sabonete líquido, capote, n95, avental, luvas de procedimento e protetor facial acrílico. A distribuição do material está sendo feita pela coordenação de Atenção Básica e a reposição será feita mediante à necessidade.
A secretária de Saúde, Francislene Casemiro, destacou o empenho para aquisição do material para os profissionais de Saúde. “Estamos realizando a entrega para todas as unidades, infelizmente, com a pandemia do COVID-19, houve uma dificuldade em todo o Estado para a aquisição desses materiais junto aos fornecedores. No entanto continuamos buscando esses equipamentos de proteção para a rede municipal de Saúde. É importante destacar que não se trata de falta de recurso financeiro, mas de uma escassez no fornecimento. Todos os municípios estão comprando ao mesmo tempo, logo a demanda para a produção se torna cada vez maior”, reforçou a secretária.
Atualmente, São Pedro da Aldeia conta com 25 unidades de saúde, sendo 10 unidades básicas de saúde e 15 estratégias de saúde da família.