Alunos do Programa Forças no Esporte recebem kits de alimentação

Entrega aconteceu na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia e contou com a presença do Secretário de Governo, Eronildes Bezerra e o Secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft

A parceria entre a Marinha do Brasil e a Prefeitura de São Pedro da Aldeia possibilita mais uma ação solidária nesse período no qual todos lutam contra a pandemia do coronavírus. Nos dias 22 e 23 de abril, cerca de 600 kits de alimentação foram entregues aos responsáveis pelos alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP), oferecido pela Base Aérea Naval aos alunos da rede pública municipal.

A ação, viabilizada pelo Comando da Força Naval, tem como objetivo amenizar os efeitos colaterais do isolamento social da pandemia da COVID-19. Nessa semana, a Marinha também desenvolveu, em conjunto com a Prefeitura, trabalho educativo com distribuição de máscaras, em algumas áreas do Centro da cidade.

Para o Secretário de Governo, Eronildes Bezerra, a Marinha tem sido uma grande parceira de São Pedro da Aldeia. “Foi um momento muito gratificante, porque o Complexo Aeronaval conseguiu 600 cestas básicas, uma para cada criança participante do PROFESP. O prefeito agradece imensamente essa ação e eu agradeço o carinho; estamos planejando outras ações que serão realizadas em breve”, assegura.

Secretário de Governo, Eronildes Bezerra, participa da entrega de kits de alimentação as famílias dos alunos que participam do PROFESP
Foto: Renato Fulgoni

O Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, reforça que o diálogo entre a Prefeitura e o Complexo Aeronaval tem sido muito promissor em vários aspectos. “Essa nossa amizade é importantíssima em todos os tempos, a Marinha chegou aqui em 1961, foi crescendo junto com a cidade e vice-versa. São Pedro da Aldeia estando bem em todos os aspectos, não somente nesse momento de combate ao coronavírus, é muito bom para o município e para nós, que somos, momentaneamente, aldeenses”, afirma.

Familiares de alunos que participam do PROFESP recebem kits de alimentação
Foto: Renato Fulgoni

A iniciativa dessa doação é fruto da parceria entre o Ministério da Defesa e o Ministério da Cidadania, que por intermédio da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social disponibiliza o recurso financeiro para a compra de gêneros alimentícios durante o PROFESP. No Programa, os participantes recebem alimentação, além de orientação de civismo, cidadania e incentivo com o desenvolvimento de habilidades profissionais.

Cestas

Segundo o Chefe do Estado Maior, Capitão de Mar e Guerra Renato Gomes Ferreira, a ordem para transformar a verba em kits para doações veio do Ministério da Defesa. “Essas crianças são apoiadas com alimentação durante o programa. Seguindo ordem do Ministério da Defesa, os recursos vindos alocados ao PROFESP foram transformados em cestas básicas para apoiar essas famílias, que podem estar em situação de vulnerabilidade no momento”, explica.

Cestas que foram distribuídas aos alunos do PROFESP
Foto: Renato Fulgoni

Joseane Venturi, mãe da aluna Raylane Ferreira Venturi, que participa do PROFESP há um ano, mostrou que a gratidão ao projeto vai além da mudança de horizontes da filha. “A entrega dessa cesta básica foi uma forma de carinho de um projeto que já é muito bom para a minha filha. Mostrou a parte humana de quem está envolvido, porque sabemos que tem muita gente passando necessidade nessa pandemia. Essa atitude de amor com a gente e com nossos filhos foi muito bem-vinda e nós só temos que agradecer”, afirmou.

Entrega de cestas aconteceu durante os dias 22 e 23 de abril na Base Aérea Naval de
São Pedro da Aldeia
Foto: Renato Fulgoni

O Programa Forças no Esporte é desenvolvido pela Marinha do Brasil e conta com a parceria da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação. O Programa democratiza o acesso à prática e à cultura do esporte e promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, oferecendo atividades desportivas e educacionais, além de lazer e atividades complementares.

Familiares de alunos que participam do PROFESP recebem kits de alimentação
Foto: Renato Fulgoni

No âmbito da Força Aeronaval, o PROFESP, atende alunos de quatro escolas municipais de São Pedro da Aldeia, oferecendo aulas nas disciplinas de Matemática, Português e Língua Estrangeira, além de almoço e lanche.