Prefeitura e Marinha realizam ação educativa contra o Coronavírus e distribuem máscaras em São Pedro da Aldeia

A ação foi realizada em frente às agências bancárias que registravam filas para atendimento

A manhã desta quarta-feira (22) foi marcada por ações educativas com objetivo de combater o contágio do coronavírus em São Pedro da Aldeia. Unindo esforços, a Prefeitura e a Marinha do Brasil promoveram atividades em frente às agências bancárias, ressaltando a importância do distanciamento social entre os moradores. Durante o período, uma equipe composta por militares entregou máscaras reutilizáveis para quem aguardava atendimento nas filas dos bancos do Centro da cidade. Com o objetivo de fortalecer as orientações junto à população, a ação pode se repetir nas próximas semanas, mantendo a parceria entre o poder executivo e a Marinha do Brasil. Além dos militares, a ação contou com a participação da Guarda Municipal, Fiscalização de Posturas, Secretaria de Saúde, Secretaria de Governo e os gerentes da Caixa Econômica Federal e da Bradesco.

As equipes da Marinha entregaram máscaras reutilizáveis e prestaram diversos esclarecimentos.
Foto: Renato Fulgoni

Antes de irem para as ruas, as autoridades civis e militares se reuniram na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia para discutir as formas de ação para a atividade de conscientização. No local, foram apresentadas as máscaras que seriam distribuídas, os panfletos explicativos com orientações, precauções e maneira de fazer máscara caseira e como seria a abordagem junto à população. A reunião contou com a presença do Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, o Chefe do Estado Maior, CMG Renato Gomes Ferreira e o Comandante da BAeNSPA, Capitão de Mar e Guerra Ricardo Guimarães Barbosa.

A reunião na Base Aérea Naval definiu a abordagem junto à população e os objetivos da atividade educativa.
Foto: Renato Fulgoni.

“Fruto de conversas com os secretários Eronildes e Francislene há algum tempo, temos enxergado diversos pontos em que a Marinha e a Prefeitura poderiam atuar de forma conjunta. É sempre importante lembrar que juntos somos mais fortes. Essa atividade que foi realizada é um piloto, nossa postura nessa ação é única e exclusivamente educativa, nada além disso. Em se tratando de um momento de ansiedade para todos, colocamos nossos militares em campo para fazer essas orientações”, disse o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos.

As equipes da Prefeitura acompanharam a ação durante toda a manhã.

Trabalho Educativo

“Nossas equipes estiveram atuando exclusivamente para prestar orientações, solicitando a colaboração dos moradores com o distanciamento seguro e também com o uso das máscaras. Cada unidade do acessório está acompanhada de um material que dá orientações de como se precaver e também de como produzir suas máscaras em casa de forma correta. As nossas ações visam os pontos de aglomeração nas agências bancárias, para auxiliar nesse trabalho educativo e de conscientização”, destacou o Chefe do Estado Maior, CMG Renato Gomes Ferreira.

O Chefe de Estado Maior, Renato Gomes, coordenou o trabalho de orientação realizado com os militares que foram para as ruas da cidade.
Foto: Renato Fulgoni
Duas equipes se dividiram nas agências bancárias entregando as máscaras reutilizáveis.
Foto: Renato Fulgoni

O secretário de Governo, Eronildes Bezerra, destacou a importância da união entre a Marinha e a prefeitura aldeense nesse momento de luta contra o contágio do Coronavírus. “Agradeço imensamente à Marinha pela parceria, nessa atual situação é importante mostrar que fazemos parte da solução, que a Marinha está junto conosco também fora os muros da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. Precisamos ser centrados e ter equilíbrio para fazer o que precisa ser feito. Esse é apenas o primeiro passo, vamos dar continuidade com essas ações com as demais agências bancárias, trabalhando com a informação para combater e diminuir os riscos. Essa é a ação inicial de um projeto que daremos continuidade, reunindo forças com todos os envolvidos”, disse o secretário.

O secretário de Governo, Eronildes Bezerra, (de preto) acompanhou toda a atividade educativa.

Parceria

Gerente do Bradesco, Sandro Mendes agradeceu a oportunidade e ressaltou a importância da união entre o poder público, Marinha e iniciativa privada.

Além das máscaras, a orientação sobre distanciamento seguro também foi feita.
Foto: Renato Fulgoni

“Agradeço o convite para podermos participar dessa ação, o Bradesco se preocupa com a população e com nossos clientes. Estamos fazendo um trabalho intenso fortalecendo os controles na medida do possível. Pintamos as marcações no chão para orientar o distanciamento, estamos fazendo filas para triagem no atendimento. Apesar de todos os nossos esforços, é importante ter o apoio de autoridades para reforçar essa ação educativa. Agradecemos e nos colocamos à disposição”, disse Sandro.

Foto: Renato Fulgoni

A ação foi acompanhada pelo secretário de Governo, Eronildes Bezerra; o secretário de Segurança e Ordem Pública, Jorge Ribeiro, os gerentes da Caixa Econômica Federal, Jean Lacerda, e do Bradesco, Sandro Mendes.

Militares e as equipes da Prefeitura percorreram o caminho até os bancos para realizar a atividade de conscientização. Foto: Renato Fulgoni

Moradora do Balneário, Tereza da Costa, aguardava na fila para resolver questões pertinentes ao auxílio emergencial. A dona de casa incentivou e parabenizou a ação realizada. “Eu não tinha uma máscara aqui na fila, agora posso me sentir mais segura e esperar para resolver meu auxílio. É bom a gente ver que a Marinha e a prefeitura estão unidas para nos dar essa ajuda e trazer algumas explicações. A gente sempre vê na televisão o que fazer, mas quando alguém se aproxima e explica dá uma sensação de que estão realmente preocupados com a nossa segurança e nossa saúde”, destacou.