Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de São Pedro da Aldeia continuam utilizando os canais de comunicação disponíveis na internet para interagir com os usuários. O CRAS Alecrim semanalmente compartilha vídeos de atividades artísticas e culturais na página do Facebook e no YouTube. A ação faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Os Centros de Referência são equipamentos pertencentes a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.
Segundo a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá, a iniciativa é muito importante para os usuários. “Solicitamos aos CRAS para que fizessem esse trabalho, pois é uma maneira de manter o vínculo entre a equipe profissional e o usuário. Muitos desses profissionais são referência na vida dessas pessoas. Os orientadores estão fazendo um belo trabalho, que será mantido pelo período em que estão suspensas as atividades presenciais”, falou Olívia.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realiza atendimentos em grupo, por meio de atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras ações que, no momento, não estão sendo realizadas presencialmente na sede dos CRAS devido a pandemia.
De acordo com a coordenadora do CRAS Alecrim, Andréa Cerbino, um dos objetivos da iniciativa é a manutenção do trabalho desenvolvido anteriormente. “O serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta as famílias na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. Esse serviço foi desenvolvido antes da pandemia e não podemos deixar parado, não podemos cortar o vínculo. As redes sociais estão nos ajudando a dar continuidade as ações e a manter os contatos com as famílias acompanhadas pela equipe do CRAS”, destacou a profissional.
Os vídeos criados pelo CRAS Alecrim estão publicados no canal do Youtube e na página do CRAS no Facebook.