Quatro escolas da Rede Municipal Aldeense serão beneficiadas com novas quadras poliesportivas

Em breve, alunos de mais quatro escolas da rede municipal de ensino aldeense e suas respectivas comunidades poderão praticar esportes com mais segurança e conforto. Conforme licitações publicadas nesta sexta-feira (03/07), no Portal da Transparência da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, as escolas E. M. Antônio Vaz, E, M. Dulce Jotta, E. M. Francisco Paes e E. Mz. Retiro devem iniciar a construção de coberturas e reforma das quadras poliesportivas nas próximas semanas. As obras, com previsão de duração de cinco meses, são fruto da parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Urbanismo e Habitação.

A construção das quadras é um desejo antigo da população. No caso da E. M. Francisco Paes, antes da pandemia, os alunos estavam realizando as atividades dentro das salas de aula, o que era desconfortável e não desenvolvia plenamente suas competências físicas e motoras, além de comprometer também o trabalho do profissional.

Para a E. M. Antônio Vaz, trata-se de um caso um pouco diferente. A escola possui quadra e arquibancada, mas ambas sofreram desgastes naturais e não possuem cobertura, o que faz com que o aluno e profissional tenham que contar com a estabilidade do tempo, o que nem sempre acontece.

Na E. Mz. Retiro, a obra será uma grande novidade, pois trata-se do primeiro grande espaço público para práticas esportivas com segurança no bairro, que está localizado na zona rural de São Pedro da Aldeia.

Segundo o secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, na E. Mz. Dulce Jotta de Souza, o projeto da escola foi acompanhado de perto pelo prefeito, Cláudio Chumbinho, e após obras em alguns setores, a reforma na quadra foi acrescentada. “A escola passou recentemente por uma reforma e troca de mobília. Houve troca de piso, melhoria no refeitório e cozinha. Com isso, a quadra ficou sem uma solução definitiva, que a gente resolve agora a partir dessa licitação”, explicou.

Vale lembrar, que a E. M. Rubem Arruda Câmara retomou as obras de construção de quadra, que foram iniciadas com a parceria entre o Governo Federal através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), assim como a quadra da E. Mz, Paineira, que foi finalizada e entregue em dezembro de 2019.

Outras quatro escolas do município também já se encontram com procedimentos sendo finalizados pela Secretaria de Urbanismo e Habitação para licitar construção de mais quadras.