Observatório Social aldeense avalia Transparência da Prefeitura

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, que é referência no Índice de Transparência e Acesso à Informação (ITAI) na Região dos Lagos, conforme ranking de transparência pública publicado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE), também terá a transparência das suas ações de enfrentamento à Covid-19 avaliadas pelo Observatório Social do município. O assunto foi o tema principal da reunião que representantes da instituição tiveram na tarde desta sexta-feira (03/07) com o Gabinete de Crise.

Segundo Felipe Serpa, conselheiro do Observatório, a avaliação seguirá a mesma metodologia utilizada pela Transparência Internacional Brasil e tem como objetivo promover a transparência das contratações emergenciais realizadas no enfrentamento do coronavírus e identificar boas práticas de transparência pública.

Seguindo um questionário padrão que foi utilizado no Ranking de Transparência no Combate à Covid-19, o Observatório irá pontuar uma série de informações que estão publicadas no site oficial da Prefeitura, na área específica de Covid-19. A pontuação será de 0 a 100, podendo o município ser classificado de péssimo a ótimo. O resultado será divulgado pelo Observatório Social no próximo dia 08 de julho.

Diálogo

Foto: Renato Fulgoni
Representantes do Observatório Social se reuniram com o Gabinete de Crise

Conforme determina a metodologia, na reunião de hoje, os conselheiros Natália Tostes e Felipe Serpa, apresentaram ao Gabinete de Crise da Prefeitura o questionário e aproveitaram para pedir esclarecimentos sobre algumas questões. “Além de explicamos como será essa avaliação da transparência da informação que consta no portal da Prefeitura, fizemos também observações sobre a fiscalização do cumprimento dos decretos municipais e pedimos melhorias no protocolo de atendimento médico. Esse diálogo com o poder público é essencial para o acompanhamento e monitoramento social”, pontuou Felipe Serpa.

Para o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, o fato de a Prefeitura estar sendo submetida a uma avaliação é bastante positivo, pois a responsabilidade com a transparência e o acesso à informação já são características da atual gestão municipal. “Nós estamos abertos ao diálogo e agradecemos quando recebemos sugestões de melhorias, pois queremos olhar para o processo, identificar eventuais falhas e corrigir para oferecer o melhor à população”, afirmou o secretário de Governo.