Os equipamentos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos continuam realizando o atendimento aos usuários de forma presencial três vezes por semana: às segundas, quartas e sextas-feiras. Também é possível esclarecer todas as dúvidas sobre os benefícios e serviços prestados pelos telefones e páginas do facebook. O CREAS e os seis CRAS do município atendem o público das 8h30 às 14h. Já o programa Bolsa Família segue até às 17h para a realização de consulta de benefícios e prestando orientações.
Segundo a Coordenadora do Programa Bolsa Família em São Pedro da Aldeia, Simone Santos, o atendimento diário está ocorrendo tranquilamente. “Reabrimos dia primeiro de julho e até o momento já recebemos cerca de 50 usuários. Fazemos o primeiro atendimento logo na entrada da sede e somente em casos muitos específicos, que não podem ser resolvidos de outra maneira, é que pedimos para o beneficiário entrar. Mas a maioria está sendo solucionado na entrada mesmo e está tudo ocorrendo bem, da melhor maneira possível. Sempre respeitando todos os procedimentos necessários sob sigilo e ética”, informou.
Através das página e perfis do facebook dos equipamentos é possível se comunicar diretamente com os profissionais e obter as respostas de forma imediata. Caso a mensagem seja enviada nos dias em que os locais não estejam funcionando, a resposta é remetida logo no dia seguinte.
Para ter acesso às páginas do Facebook, os usuários precisam ter um perfil pessoal e pesquisar na rede social o CRAS que deseja acessar. Já Bolsa Família disponibilizou em sua página as demais informações. Além disso, existem os canais de comunicação oferecidos pelo Governo Federal, que são de acordo com a área de interesse do beneficiário. Web ou aplicativo “Meu CadÚnico” ou pelo telefone 08007072003 para informações sobre o Cadastro Único; aplicativo “Bolsa Família Caixa” ou pelo 08007260207 para consultas sobre o Programa; para o INSS foram disponibilizados o aplicativo “Meu INSS” e o telefone 135.
Já as informações sobre o Auxílio Emergencial são obtidas pelo número 111. P para falar com a Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania, o número disponível é o 121.
Para quem prefere o atendimento por telefone, é só ligar para o Centro de Referência de abrangência do bairro.
Confira abaixo a relação com os números para contato, endereços e áreas de abrangências de cada CRAS:
CRAS Catarina Machado da Silva Borges, Rua Alfazema, nº 5 – Alecrim. Área de abrangência: Porto do Carro, Parque Arruda, Parque Orquídea, Pau Ferro e Alecrim. Telefone: (22) 2648-8066.
CRAS Carlota Pereira dos Santos, Rua Nicanor Pereira dos Santos, s/n° – Balneário. Área de abrangência: Balneário das Conchas, Balneário São Pedro, Parque Dois Meninos, Flexeiras e Praia Linda. Telefone: (22) 2621-9187.
CRAS Antônio Paulino de Souza, Rua Iracy dos Santos, nº 07 – Morro do Milagre. Área de abrangência: Boa Vista, Fluminense, Morro do Milagre, São José, Jardim Soledade e Estação. Telefone: (22) 2625-8064.
CRAS Anibal Martins Ferreira, Rua Timóteo Duarte, 165 A, quadra 03, lote 12 – Parque Estoril. Área de abrangência: São João, Colinas, Jardim Primavera, Vinhateiro, Parque Estoril, Ponta do Ambrósio, Baixo Grande, Campo Redondo e Recanto das Orquídeas. Telefone: (22) 2625-4918.
CRAS Gelson Pinheiro, Rua Projetada C, Lote 11, Quadra D, Loteamento Flamboyant – Rua do Fogo. Área de abrangência: Jardim Morada da Aldeia, Rua do Fogo, Santo Antônio, São Mateus, Botafogo, Jardim das Acácias, Três Vendas, Sapiatiba Mirim, Recanto do Sol, Pinheiros e Cruz. Telefone: (22) 2625-3306.