Prefeitura intensifica trabalho, mas população precisa colaborar para manter os locais limpos
A limpeza de áreas e vias públicas garante mais saúde e bem-estar aos moradores. Por esse motivo, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia tem intensificado os serviços de limpeza nos bairros, mas alguns moradores insistem em descartar galhos e materiais inservíveis de forma desordenada. Esta semana, a equipe municipal trabalhou em todo o bairro Campo Redondo, na Estrada dos Passageiros, na altura do bairro Vinhateiro, e iniciou (nesta sexta-feira, 14/08), a limpeza de trechos do Fluminense, como na Rua São Sebastião com a Rua Niterói.
Em frente ao comércio de Maíne Santos, no Fluminense, há um ponto irregular de despejo. Para ela, é importante que a Prefeitura esteja presente no bairro, realizando a limpeza, mas a população também precisa se conscientizar sobre o seu papel. “Pessoas vêm de outros bairros para colocar lixo e entulho aqui. Não adianta nada a Prefeitura vir e limpar se a comunidade não colaborar”, lamenta Maíne, que evita colocar o lixo na rua fora dos horários de coleta, para não incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo.
Foto: Renato Fulgoni
Durante o serviço realizado no Campo Redondo, foram retirados cerca de 30 caminhões de entulho. No entanto, em alguns pontos, os funcionários precisaram retornar no dia seguinte para remover materiais que foram descartados, mais uma vez, logo após a limpeza.
ANTES DEPOIS
Fotos: Divulgação
O trabalho diário é feito pela Secretaria de Serviços Públicos, com o auxílio de caminhões truck e retroescavadeiras. O serviço de limpeza nos bairros da cidade envolve ações como recolhimento de entulho, galhos, capina, roçagem e varrição. Contudo, o sucesso dessa manutenção depende também da colaboração da população em manter a limpeza dos locais, pois o retrabalho prejudica a prestação de serviço para os próprios moradores.
Foto: Divulgação
Ajudar a equipe municipal a manter as vias públicas limpas também é um ato de cidadania. Por isso, é importante que os cidadãos não joguem lixo fora da lixeira e respeitem o horário de coleta dos resíduos, além de fiscalizar e denunciar quem suja.
ANTES DEPOIS
Fotos: Divulgação
As denúncias podem ser feitas diretamente à Secretaria, pelo telefone (22) 2627 7055, ou enviando uma mensagem pelo WhatsApp para o Alô Cidadão, no número (22) 99610 5040.